Pesquisar este blog

domingo, 25 de julho de 2010

Metas do Ideb: por que tão tímidas?

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), criado pelo Inep para medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino, reúne num só indicador os dados sobre fluxo escolar, obtidos no Censo Escolar, e médias de desempenho no SAEB e na Prova Brasil. O objetivo do Ministério da Educação é atingir o índice de 6,0 até 2022, na primeira fase do ensino fundamental, mesmo patamar educacional da média dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento (OCDE), ou seja, evoluir da média nacional de 3,8 (2005) para 6,0 (2021). Já nos anos finais do ensino fundamental, de 3,5 para 5,5, e no ensino médio, de 3,4 para 5,2.
No entanto, é importante observarmos dois fatores interessantes: 1º) a média 6,0 é o patamar mínimo exigido pela OCDE, e 2º) as metas estabelecidas pelo Inep/MEC para a rede pública são extremamente tímidas; afinal, são longos 17 anos para se alcançar a meta proposta. Para os anos iniciais do ensino fundamental, com Ideb de 3,8 em 2005, a meta para 2007 era 3,9 e para 2009, 4,2, somente atingindo a meta 6,0 em 2021, que, segundo o Inep, representa um sistema educacional de qualidade. Numa escala que vai de 0 a 10, será que a média 6,0 realmente representa uma educação de qualidade?
Há de se considerar que, obviamente, a maioria das escolas prepara antecipadamente seus alunos de 5º e 9º anos do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio para a aplicação da Prova Brasil (Português e Matemática). Isso significa que essas provas não “medem” o real ensino-aprendizagem da escola.
Além disso, principalmente com a implantação do sistema de ciclos, as taxas de reprovação diminuíram de modo significativo, interferindo no indicador, que utiliza dados do Censo Escolar. Portanto, por melhor que seja ter um índice para “medir” a qualidade da educação, que é melhor do que nada, os resultados são questionáveis, haja vista não refletirem a realidade do que ocorre nas salas de aula de nossas escolas públicas.
Esses dois fatores levam-nos a inferir que existe desinteresse por parte do governo federal por trás dessas tímidas metas do Ideb. Por quê? A resposta não é de agora, mas vem desde os tempos do colonialismo. Há um interesse político no Brasil em manter a massa da população com uma educação bem básica, bastante superficial, e os motivos são vários, desde os eleitoreiros até aos de grupos ligados ao setor privado de ensino.
Analisemos, como exemplo, a rede municipal de ensino de Recife (PE), cujo Ideb em 2005 foi 3,2: a previsão para 2007 foi 3,2, avançando 0,3 de dois em dois anos, para chegar a 2021 a 5,5. Nesse caso específico, devendo sair do baixo índice de 3,2 para atingir, em 17 anos, a tímida marca de 5,5 (numa escala de 0 a 10). É notório que um número bastante significativo de escolas vem superando essas metas em todo o País, como é o caso de uma escola municipal de Marabá (PA). Seu índice para os anos iniciais do ensino fundamental em 2005 foi 2,7, mas conseguiu alcançar a meta prevista para 2013 em 2007 e a meta prevista para 2015 em 2009, o que eleva também médias estaduais e municipais e, consequentemente, a média nacional. Continuando assim, em 2021 o Brasil já terá ultrapassado e muito a meta 6,0. Uma revolução na educação brasileira? Afirmaria isso apenas quem não entende nada de educação escolar. Eu diria que o Ideb, como muitos outros dados quantitativos apresentados pelo governo federal para a educação, é apenas uma maquiagem, pois os alunos continuam saindo do 5º ano sem saber ler e escrever direito e sem executar, na prática, as noções básicas das quatro operações matemáticas.
Texto do professor Maurício Apolinário, graduado em Letras, pós-graduado em Docência do Ensino Superior, Gestão Escolar e Gestão de Pessoas. É autor do livro A arte da guerra para professores.
Site:www.mauricioapolinario.com.br.

Alterações na Lei Pelé aumentam responsabilidade de clubes pela educação de seus atletas

Projeto foi aprovado no Senado no início de julho e volta à Câmara para votação; em São Paulo, legislação é mais rígida, e prevê punições a clubes que não garantirem os direitos educacionais dos jogadores adolescentes.
O Senado aprovou no início do mês um projeto de lei que pode aumentar a responsabilidade dos clubes pela formação escolar de seus jogadores. O PL 5.186/2005, que altera a Lei Pelé (nº 9.615, de 1998), estabelece critérios para a certificação dos chamados “clubes formadores”, como por exemplo a exigência de propiciar-lhes a matrícula, frequência e satisfatório aproveitamento escolar. Como foi alterado no Senado, o projeto volta à Câmara para nova votação.
Pelo texto aprovado pelos senadores, as entidades responsáveis pela formação do atleta que cumprirem as exigências vão receber 5% do valor pago pela transferência nacional do atleta formado por elas: 1% para cada ano de formação, dos 14 aos 16 anos, e meio por cento para cada ano de formação dos 18 e 19 anos.
O texto, no entanto, não cria regras mais rígidas para punição dos clubes que violarem os direitos educacionais das crianças e adolescentes atletas, a exemplo do que acontece atualmente no Estado de São Paulo, que possui uma legislação específica (leia mais aqui).

Leia a íntegra do texto no Portal do Observatório da Educação

quinta-feira, 22 de julho de 2010

hoje na história, Você sabe o que aconteceu no dia...?

1624
Carta régia determina que seja introduzido no Brasil o Tribunal da Inquisição.
1933
Depois de sete dias, 18 horas e 49 minutos de viagem, o americano Wiley Post torna-se o primeiro homem a dar a volta ao mundo num voo solo.
1957
O governo sírio suspende, exceto na fronteira com Israel, o estado de guerra decretado em novembro de 1956.
1964
O Congresso aprova emenda constitucional que estabeleceu a maioria absoluta para a eleição do presidente da república.
1976
Brasil assina acordo de cooperação com República Federal da Alemanha (RFA).
1976
O governo encaminha ao Congresso Nacional projeto de lei para regulamentar profissões para os artistas e técnicos em espetáculos de diversões.
1981
Tribunal italiano condena Mohamed Ali Agca à prisão perpétua por tentativa de assassinato do papa João Paulo II, em 13 de maio.
1982
França planeja construção de gasoduto na URSS.
1988
Presidente dos EUA, Ronald Reagan, ameaça impor sanções comerciais contra o Brasil, em represália à política adotada no setor farmacêutico de química fina.
1989
Baseado em informações recebidas da nave Voyager 2, a NASA anuncia que Netuno é azul e tem pelo menos um anel contínuo.
2003
Os dois filhos de Saddan Hussein, Uday e Qusay, são mortos por soldados americanos na casa onde se refugiavam, na cidade iraquiana de Mossul.
Fonte: Planeta Saber

Estudantes apresentam propostas para as eleições deste ano

A União Nacional dos Estudantes (UNE) divulgou nesta terça-feira (20) – através do Portal EstudanteNet – um documento com as plataformas políticas dos estudantes para as eleições deste ano.
O documento intitulado “Projeto UNE pelo Brasil” foi elaborado através das propostas discutidas durante o 58º Conselho Nacional de Entidades Gerais (Coneg) da UNE – realizado entre os dias 22 e 25 de abril, no Rio de Janeiro. O evento reuniu mais de 500 lideranças estudantis de todo o país.
"Aprovamos um amplo documento construído com propostas discutidas entre as principais lideranças estudantis de todo o país. Aqui estão as nossas reivindicações, o que acreditamos serem avanços, e o que queremos avançar ainda mais. Vamos apresentar aos presidenciáveis e queremos o compromisso deles com nossas pautas. Esse é o papel da UNE. Exigir que a educação, o esporte, a cultura e muitas outras pautas que envolvam os jovens brasileiros tenham prioridade nessas eleições", explica o presidente da entidade, Augusto Chagas.
Propostas
O documento traça linhas estratégicas para o desenvolvimento do país na visão dos estudantes. Tais como mais educação, mais direitos à juventude, mais cultura, soberania internacional, mais democracia e direitos sociais.
“O Projeto Brasil é muito importante para marcar o posicionamento dos estudantes brasileiros com relação aos rumos que o Brasil deve tomar”, afirma o segundo vice-presidente da UNE, Bruno da Mata.
As propostas tratam, entre outros pontos, da aplicação de 50% do Fundo Social do Pré-sal para Educação, desenvolvimento sustentável com geração de empregos e distribuição de renda, defesa da diversidade cultural, do território nacional, pela democratização da comunicação, além de mais direitos para as mulheres e minorias.
Além do discurso
"Fundamental é fazer com que o projeto dos estudantes brasileiros seja construído através de mobilizações, debates e lutas dentro de cada universidade e nas ruas, apenas dessa maneira conquistaremos a universidade e a sociedade que queremos", pontua o primeiro vice-presidente da UNE, Sandino Patriota.
O Projeto UNE pelo Brasil – conduzido pelo movimento estudantil – afirma ainda que não serão aceitas políticas de retrocesso – com o retorno às privatizações, ao estado mínimo e às políticas de destruição da educação.
O objetivo da UNE é mobilizar a rede estudantil por todo o país na defesa do povo brasileiro e de sua soberania. A entidade – não declara apoio a nenhum a nenhum candidato à Presidência da República – pretende fazer a entrega formal do documento a todos os presidenciáveis
FONTE: Portal EstudanteNet
Começou nesta quarta-feira, 21, em Caracas, capital da República Bolivariana da Venezuela, o 3º Encontro Sindical Nossa América (ESNA). A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, integrante do Grupo de Trabalho organizador do Encontro confirma a presença de cerca de 300 delegados internacionais e 200 venezuelanos.
Após as duas primeiras edições, realizadas em Quito (Equador) e São Paulo (Brasil), nos anos de 2008 e 2009, respectivamente, a 3ª edição do ESNA terá como mote a ideia de que 200 anos depois, a unidade ainda é o caminho, em referência às comemorações do bicentenário de independência de diversos países do continente.
O Encontro aprovará uma declaração de princípios do sindicalismo classista latino-americano e analisará, de acordo com informes nacionais e regionais, a situação e a luta dos trabalhadores em todo o mundo. Como se sabe, os últimos meses têm sido marcados pela intensificação das lutas de classes dos trabalhadores contra a exploração capitalista e pelo aumento da consciência antiimperialista dos povos.
Espera-se que o 3º Encontro Nossa América aprove a criação de um instituto voltado para a formação, pesquisa e assistência técnica, capaz de subsidiar os trabalhadores e as trabalhadoras de todo o continente americano.
No encerramento do Encontro, dia 24, aniversário natalício do Libertador Simon Bolívar, será feita homenagem a este grande lutador pela causa da independência e da unidade dos povos das Américas.
Nesta quarta-feira teve lugar um ato em homenagem à Federação Sindical Mundial pelo transcurso do 65º aniversário de fundação dessa entidade do sindicalismo classista internacional. O ato político foi uma iniciativa da União Nacional de Trabalhadores (Unete) e contou com a participação de cerca de 400 trabalhadores e trabalhadoras de todo o continente, reunidos na capital do país por conta da terceira edição do Encontro Sindical Nossa América (Esna).
Diversos dirigentes da CTB acompanharam a homenagem. O secretário de Relações Internacionais adjunto da entidade, João Batista Lemos, fez parte da mesa que conduziu os trabalhos. “Foi uma bela homenagem, condizente com a importância dos 65 anos de existência da FSM”, afirmou.
O coordenador-geral do Esna, Juan Castillo, também fez questão de saudar toda a luta travada pela FSM ao longo de seus 65 anos. “Esse reconhecimento da Unete é primordial, pois valoriza a luta anticapitalista e antiimperialista travada pelos companheiros que já passaram pela FSM”, afirmou. “Neste ano em que diversos países latino-americanos comemoram o bicentenário de sua independência, podemos dizer que estamos aqui para conquistar a real libertação de nossas pátrias”, concluiu.
Pedro Suarez, dirigente da Unete, destacou o passado e o presente de luta da FSM, ao abordar seu papel na luta pelas mudanças e a busca pela unidade entre os trabalhadores. “Ao contrario do tipo de sindicalismo que existia no passado, hoje podemos participar ativamente das mudanças em curso”, afirmou.
65 anos
Fundada em 3 de outubro de 1945, a Federação Sindical Mundial nasceu com a responsabilidade de representar 67 milhões de trabalhadores em todo o mundo, com membros de 56 organizações nacionais de 55 países, além de 20 organizações internacionais.
Atualmente, a FSM representa 72 milhões de trabalhadores em todo o mundo. Durante a homenagem desta quarta-feira, seu secretário-geral, George Mavrikos, afirmou que a celebração não era apenas algo para relembrar o passado do movimento sindical classista, mas sim para reafirmar a luta dos trabalhadores por novos caminhos, rumo a um futuro mais justo.
Em sua página na internet, a FSM define uma série de palavras como fundamentais para a atuação da entidade atualmente: análise, unidade, ação, luta, democracia, solidariedade, independência e coordenação. Fiel a essa linha, Mavrikos criticou o papel que vem sendo desempenhado atualmente pela Confederação Sindical Internacional (CSI) e suas escolhas, cada vez mais distantes das prioridades dos trabalhadores.
“Enviamos desde Caracas nossa saudação aos povos que lutam contra os imperialistas norte-americanos e europeus. Nós, da FSM, seguiremos desmascarando o papel da CSI, que tem atuado no sentido de apoiar os governos imperialistas e critica aqueles que são progressistas”, afirmou.
Segundo o secretário-geral da FSM, a entidade seguirá lutando pelo caminho que considera mais indicado para combater o imperialismo: o da unidade. Com esse espirito, convocou os trabalhadores de todo o mundo a fazer parte do próximo congresso da entidade, a ser realizado em abril de 2011, na Grécia. "Podemos, no próximo congresso, dar um grande passo em nossa luta, que é a de um mundo sem exploração, um mundo socialista, no qual todos tenham endereço e possam sonhar por um amanha melhor, com saúde, educação e cultura", arrematou.

VII Encontro Nacional do DEFE

A partir desta quinta-feira (22), começa o VII Encontro Nacional do DEFE (Departamento de Funcionários de Escola), na cidade de Pontal do Paraná (PR). Serão três dias de encontro onde os participantes devem discutir pontos importantes como o Profuncionário, violência nas escolas, terceirização, gestão democrática e valorização profissional. A CNTE transmitirá o evento ao vivo pelo site.
O Encontro será composto por 290 delegados e 10 convidados representando 20 estados da federação mais o Distrito Federal. Os delegados foram eleitos em atividades (assembleias, reuniões) amplamente divulgadas que incluía o temário do VII Encontro. Os convidados são indicações das entidades afiliadas de ativistas provenientes do meio educacional, envolvidos com a temática da identidade profissional dos funcionários de escola.
O VII Encontro foi precedido de três encontros regionais. O primeiro aconteceu em Cuiabá/MT, nos dias 17 e 18 de julho de 2009, abrangeu as regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul. O segundo, da região Norte, aconteceu em Manaus nos dias 16 e 17 de outubro do mesmo ano. Já o terceiro, da região Nordeste, aconteceu em Fortaleza nos dias 14 de maio de 2010. O primeiro dia contará com a conferência inaugural "Cenários políticos para o Brasil" apresentada pelo editor da revista Fórum, Renato Revai. A tarde segue com uma análise da conjuntura nacional e educacional. No segundo dia, as atividades serão intensificadas com a presença do presidente da CNTE, Roberto Leão, do procurador geral do Ministério Público do Paraná, Olímpio Sotto Maior Neto e o secretário executivo adjunto do MEC, Francisco das Chagas.
O último dia terá a manhã livre e a tarde será reservada para a organização nacional com debate estatutário, denominação e novo slogan. Além disso, o encontro realizará uma plenária final com o balanço do DEFE, avaliação dos encaminhamentos do VII Encontro Nacional.


Fonte: Portal CNTE

Campanha 2010: desespero e mentiras tomam conta de Serra

O início da campanha do candidato das elites à Presidência da República, José Serra (chapa PSDB/DEM), tem sido marcado por declarações intempestivas e mentirosas, que beiram ao desespero de quem já perdeu a dianteira do processo sucessório e não vê alternativa se não atacar, desmedida e irresponsavelmente, todos aqueles que se imagina dar sustentação ao projeto de mudança a que o país tem experimentado.
Em passagem por Pernambuco, semana passada, e na melhor característica “em cima do muro” (marca registrada de seu partido), Serra teve o desplante de elogiar o presidente Lula - eleito o estadista do ano de 2009 pelos principais veículos da imprensa internacional e pelo Fórum Econômico Mundial - ao mesmo tempo em que tentou desqualificar a candidata e o projeto político do atual governo. Derrapagem grave!
Mais adiante, o candidato ‘demotucano’ mirou os mais de 20 milhões de trabalhadores sindicalizados na Central Única dos Trabalhadores (CUT), tentando imputar-lhes a pecha de pelegos. Esqueceu, no entanto, (e só pra ficar em sua própria administração paulista) da greve dos policiais civis e da Apeoesp, que seu governo tratou como caso de polícia mas que nem com cães e cassetetes conseguiu desmobilizar os ditos “pelegos”.
Não satisfeito em tentar desqualificar os trabalhadores, e numa espécie de tática midiática para justificar sua pseudo-vocação de político defensor da classe trabalhadora, Serra apelou para a mentira querendo se passar por “pai do FAT e do Seguro-Desemprego”. Tudo isso em menos de uma semana! Uma lástima.
Nós, trabalhadores/as da educação básica pública conhecemos o Sr. José Serra e a maioria de seus correligionários, e não nos deixamos enganar. Sabemos bem que a escola pública libertadora e de qualidade nunca foi e nem será prioridade em seus projetos políticos, da mesma forma que o diálogo com os trabalhadores foi negado na administração serrista em SP, e como os direitos trabalhistas e o patrimônio do país foram flexibilizados e surrupiado na gestão presidencial de FHC. Daí a razão dos ataques do candidato das elites aos representantes cutistas.
Abstemo-nos, aqui, de listar todos os motivos pelos quais nunca apoiaríamos a candidatura Serra, uma vez que a nota pública de nossa Central Sindical já o fez (clique aqui para ler posição da CUT). Porém, não poderíamos deixar de expressar nossa indignação aos recentes episódios protagonizados pelo candidato ‘demotucano’.

Fonte: CNTE Informa 540

CTB prestigia sanção presidencial do Estatuto da Igualdade Racial e criação da Unilab

A CTB marcou presença na terça-feira (20), em Brasília, na cerimônia de sanção presindencial do Estatuto da Igualdade Racial. Aprovado pelo Congresso no mês passado, após sete anos de tramitação, o estatuto prevê garantias e o estabelecimento de políticas públicas de valorização aos negros.
Assistido por vários ministros de Estado, deputados, senadores, dirigentes sindicais e representantes dos movimentos sociais o presidente Lula sancionou o Estatuto e o projeto de lei que cria a Universidade Federal da Integração Luso-Afro-Brasileira (Unilab), destacando a revelância do documento. "A democracia brasileira parece mais justa e representativa com a entrada em vigor do Estatuto da Igualdade Racial. Estamos todos um pouco mais negros, um pouco mais brancos e um pouco mais iguais”, discursou Lula.
A solenidade foi realizada no salão do Palácio do Itamaraty, que ficou pequeno para comportar centenas de representantes do movimento negro, comunidades quilombolas e religiosos de matriz africana.
O presidente Lula destacou a política de estreitamento com África durante o seu governo e, ao se referir ao Estatuto, disse que “hoje nós estamos um pouco mais negros; um pouco mais brancos; e um pouco mais em paz.” Sobre as crítica ao texto aprovado pelo Senado ele afirmou foi melhor aprovar desta forma do que continuar parado no Congresso por outros longos anos. O Estatuto, que tramitou por quase 10 anos no Congresso, segundo disse, vai atender 90 milhões de pessoas.
Oportunidade
A Unilab será localizada no município de Redenção, no maciço de Baturité, a 66 quilômetros de Fortaleza. De acordo com a secretaria, a previsão é de que as obras do campus comecem em meados de 2011. As atividades acadêmicas terão início este ano em instalações provisórias em Redenção, em prédios cedidos pela prefeitura local.
A previsão é de que a Unilab atenda a 5 mil estudantes presenciais de graduação, dos quais 50% serão brasileiros e 50% originários de países parceiros.
Instrumento de luta
A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil foi representada por secretarias de Combate ao Racismo dos Estados de São Paulo, Bahia, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Distrito Federal.
A secretária nacional de Combate ao Racismo da CTB, Valmira Luzia da Silva (foto), reforçou a importância do momento histórico para a população negra. “Este ato reafirma a vitória do movimento social no tocante à conquista de um documento que vem coroar a luta da promoção da igualdade racial no trabalho e nos diversos setores da educação”. Valmira acrescentou que o Estatuto é um instrumento para dar condições aos trabalhadores da população negra de ascender e ocupar os espaços sociais dos quais foram privados por muitos anos". Segundo a dirigente, o documento servirá também como instrumento para as centrais sindicais, na ampliação da luta pelo fim da desigualdade nas relações de raça no mundo do trabalho que atualmete ainda ocupa os piores postos de trabalho com baixa remuneração, poucas oportunidades de promoção e ainda vitimados pela discriminação e violencia no trabalho, como o assédio moral, principalmente no caso de mulheres e jovens.
"Vale salientar, que o estatuto não é apenas autorizativo ao contrario ele determina a aplicação de politicas afirmativas, verbas oriundas do FAT, direito a terra para os quilombolas dentre outras nimportantes medidas para combater a desigualdade material e social na qual hoje vive milhares de afrodecendentes trabalhadores e trabalhadoras desse país", finalizou Valmira Luzia.
Nesta quarta-feira (21), a secretaria de Combate ao racismo da CTB, se reúne com os membros da comissão tripartite das relações de gênero e raça do Ministério do Trabalho para debater a agenda de ações para o próximo período. Participam também as SRTE (Superintendências Regionais do Trabalho e Emprego) com o objetivo de implementar politicas de combate ao trabalho precário discriminação.
Fonte Portal CTB

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Concursados em 2000 devem ir ao SINTE-RN para regularizar situação referente a retroativos de 2008

A direção do SINTE-RN convoca os professores concursados em 2000 que não procuraram o Sindicato para receber o retroativo de julho a agosto de 2008. Quem se enquadrar nessa situação deve comparecer à recepção da sede do SINTE-RN de posse dos contra-cheques para comprovar a situação.
Fonte: Site do SINTE/RN

Diretoria do SINTE-RN participou de audiência com o secretário estadual de Educação nesta terça-feira (20)

Confira a pauta da audiência e o que ficou acordado:
a) Pagamento de gratificações aos diretores
O secretario disse que os processos estão sendo encaminhados para pagamento assim que chegam e que alguns não receberam porque tem acumulação de cargos e o processo precisa ser concluído. O Sindicato critica esse argumento já que a gratificação não é cargo.
b) Projeto de lei que trata da reorganização das escolas de acordo com o seu porte
O processo está em tramitação e o secretário não tem previsão se será votado ainda este ano. O SINTE-RN criticou, mais uma vez, a morosidade dessa reorganização e o prejuízo que os diretores estão tendo.
c) Profuncionário níveis médio e técnico.
O SINTE-RN reclamou de que o conselho político do Programa não tem estrutura física o que o deixa vulnerável e sem identidade. O secretário não se pronunciou sobre a reivindicação da infraestrutura, mas informou que solicitou ao Conselho Estadual de Educação do RN que autorizasse os cursos a fim de torna-los úteis a valorização profissional.
d) Funcionamento do Conselho do Fundeb
A direção do SINTE-RN cobrou, mais uma vez, o funcionamento do Conselho do Fundeb. O secretário informou que publicou a nova portaria no dia 16 de julho em e se comprometeu em convocar uma reunião. O Sindicato vai continuar cobrando, pois isso fiscalizará a aplicação do dinheiro da Educação.
e) Pagamentos de professores atrasados
Esta tem sido uma luta recorrente em todas as audiências. A direção do SINTE-RN fez uma severa crítica ao governo por não ter sido pago, desde janeiro deste ano, as parcelas devidas aos 3.331 professores da promoção horizontal negociada em 2009.
Havia um anúncio da secretaria que em agosto pagaria as 8 parcelas que estavam atrasadas, mas agora a informação é que isso ocorra somente me setembro.
O SINTE-RN alertou que não permitirá manobras e que ficará vigilante para que este compromisso seja cumprido.
f) Pagamento do abono de permanência
A promessa foi de que os processos dos anos anteriores a 2009 serão pagos.
g) Horas suplementares II
O SINTE-RN reivindicou mais uma vez e o secretario confirmou que estão fazendo o levantamento dessas horas e que serão pagas, entretanto, não confirmou a data.
Fonte: Site do SINTE/RN

Eleitor jovem não sabe quem são os candidatos, diz cientista

David Fleischer, da Unb, acredita que geração que não votou em 1989 forma grupo de “desmemoriados”
O cientista político David Fleischer, da Universidade de Brasília (UnB), disse que o grupo de pelo menos 42% de eleitores que não participou das eleições de 1989 nem vivenciou a ditadura militar ou parte dela formam uma classe de “desmemoriados”. De acordo com ele, a opinião de grupos sociais em que o eleitor esteja inserido vão contar mais na hora do voto que a biografia dos candidatos.
“Essa porcentagem do eleitorado não lembra do regime militar e não aprendeu na escola pois elas não ensinam o que foi. Esse grupo está desmemoriado e vai votar sem o conhecimento das virtudes ou dos deslizes dos candidatos”, disse o professor.
Segundo ele, numa situação como essa, os grupos sociais em que o eleitor está inserido tendem a ter mais força na definição do voto. “Eles vão se basear na igreja, nos vizinhos, nos amigos, na família, não na história dos candidatos”, avaliou.
Fleischer também comentou a redução de 6,8% no número de eleitores que tem 16 e 17 anos quando comparado os patos a votar em 2006 para 2006. Classificando a situação de “preocupante” o professor disse que em breve os jovens podem formar um grupo de alienados.
“Nos anos 90 havia grande interesse em votar. Por alguma razão isso deixou de existir. Isso é preocupante pois em breve esses jovens formarão um grupo de alienados desinteressados pela política”.

Severino Motta, iG Brasília

hoje na história, Você sabe o que aconteceu no dia...?

1938
Assinado tratado que põe fim à guerra do Chaco entre Paraguai e Bolívia.
1955
O USS Sea Wolf, segundo submarino atômico americano, é lançado ao mar em Connecticut.
1959
Os EUA lançam, em Nova Jersey, seu primeiro navio mercante nuclear.
1961
O capitão Virgil Grissom completou o segundo voo suborbital americano; sua cápsula espacial afundou no Atlântico antes que pudesse ser resgatada.
1966
A cápsula espacial Gemini 10 desce no oceano Atlântico depois de dar 43 voltas à Terra.
1967
Morre, colhido por um trem, na África do Sul, o líder negro Alberto John Luthuli, Prêmio Nobel da Paz em 1960.
1970
Equipe chefiada pelo médico Francisco Garcia Ribeiro realiza no Rio de Janeiro, pela primeira vez na América Latina, um transplante de tímpano.
1973
A França inicia uma série de provas nucleares no atol de Mururoa, apesar dos protestos internacionais.
1976
Atentando mata Christopher T. E. Ewart-Biggs, embaixador britânico na Irlanda, e seu secretário.
1983
A Polônia anuncia que a lei marcial, em vigor desde dezembro de 1981, seria suspensa à meia-noite.
1986
O edifício do Ministério da Defesa em Madri é atingido por 12 morteiros antitanques lançados por militantes da ETA.
2002
Michael Schumacher sagra-se pentacampeão mundial da fórmula 1.
2008
CRIMINOSO DE GUERRA MAIS PROCURADO DA EUROPA, EX-LÍDER SÉRVIO RADOVAN KARADZIC É CAPTURADO.
Fonte: Planeta Saber

segunda-feira, 19 de julho de 2010

ONU empossa novo relator pelo direito à educação

O indiano Kishore Singh é o novo Relator Especial para o Direito à Educação da Organização das Nações Unidas (ONU). Singh foi empossado no fim de junho para um mandato de três anos, que pode ser renovado por mais três.
O novo relator foi indicado pelo governo da Índia e por dois juízes da Corte Internacional de Justiça de Haia, além de ter sua candidatura apoiada pela Plataforma de ONGs pelo direito à educação sediada em Genebra.
A função do relator especial é investigar informações e denúncias sobre violações do direito à educação, suas causas e consequências. Também executa missões e visitas a países e envia apelos ou pedidos de esclarecimento a governos. Anualmente deve elaborar relatórios temáticos que são apresentados à Assembleia Geral da ONU.
Nos últimos relatórios, o costa-riquenho Vernor Muñoz, que exerceu o mandato de 2004 a 2010, abordou questões sobre gênero e educação (2006); deficiências (2007); situações de emergência (2008) e prisioneiros (2009). Em abril deste ano, o dossiê tratou do tema dos migrantes e refugiados.
Fonte: Portal do Observatório da Educação

Quase 80% dos parlamentares sindicalistas tentarão se reeleger

Levantamento do Diap revela que 47 dos 61 parlamentares (cerca de 77% do total) que compõem a atual bancada sindical em Brasília são candidatos à reeleição — 45 deputados e dois senadores.
No total, a bancada sindical representa 10,27% da composição do Congresso. Para efeito de comparação, na legislatura passada, de 2003 a 2007, havia 74 sindicalistas no Legislativo federal. No início da atual legislatura (2007 a 2011), a bancada tinha 64 sindicalistas, ou seja, 10% da composição do Parlamento.
Baixou para 61 em razão da eleição de Maria do Carmo Lara (PT/MG) para a Prefeitura de Betim (MG) e Tarcísio Zimmermann (PT/RS) para a Prefeitura de Novo Hamburgo (RS), além do falecimento do deputado Adão Pretto (PT/RS), em 5 de fevereiro.
Dentre os que não irão tentar renovar o mandato, uma é candidata à Presidência da República (Marina Silva), um não irá concorrer a nenhum cargo eletivo (Cláudio Magrão), três vão disputar o governo do estado (Eduardo Valverde, Ideli Salvatti e Tião Viana), seis tentarão uma vaga para o Senado (Carlos Abicalil, José Pimentel, Paulo Rocha, Vanessa Grazziotin, Vignatti e Walter Pinheiro), um vai disputar mandato estadual (José Nery) e um é suplente de senador (Virgílio Guimarães).
Senado Federal
Da atual bancada sindical no Senado, composta de sete parlamentares, apenas dois irão tentar a reeleição - Fátima Cleide (PT/RO) e Paulo Paim (PT/RS).
Os demais — Ideli Salvatti (PT/SC) vai disputar o governo de estado; José Nery (PSol/PA) disputa mandato de deputado estadual; Marina Silva (PV/AC) concorre ao Planalto; e Tião Viana (PT/AC) vai tentar manter a hegemonia do partido no estado concorrendo ao governo. Ele tem mandato até 2015.
A atual bancada composta por 61 congressistas terá nesta eleição, pelo menos, que manter seu número e tentar ampliar sua força, do contrário não conseguirá fazer frente às demandas dos trabalhadores na próxima legislatura.
Nos próximos anos, mesmo que seja eleita a candidata do presidente Lula, não há garantia de fácil acesso ao poder, como existe no governo atual, nem tampouco a certeza de respeito empresarial e dos outros níveis de governo — estados e municípios — aos pleitos da classe trabalhadora.
Veja a lista com os nomes da atual bancada sindical e a situação de cada um para as eleições:
Deputados
Alice Portugal (PCdoB/BA) - reeleição
Ângelo Vanhoni (PT/PR) - reeleição
Anselmo de Jesus (PT/RO) - reeleição
Antônio Carlos Biffi (PT/MS) - reeleição
Arlindo Chinaglia (PT/SP) - reeleição
Assis Miguel do Couto (PT/PR) - reeleição
Augusto Carvalho (PPS/DF) - reeleição
Cândido Vaccarezza (PT/SP) - reeleição
Carlos Abicalil (PT/MT) - Senado
Carlos Santana (PT/RJ) - reeleição
Carlos Zarattini (PT/SP) - reeleição
Cláudio Magrão (PPS/SP) - não concorre a cargo eletivo
Chico D'Angelo (PT/RJ) - reeleição
Chico Lopes (PCdoB/CE) - reeleição
Dalva Figueiredo (PT/AP) - reeleição
Daniel Almeida (PCdoB/BA) - reeleição
Devanir Ribeiro (PT/SP) - reeleição
Domingos Dutra (PT/MA) - reeleição
Dr. Rosinha (PT/PR) - reeleição
Edmilson Valentim (PCdoB/RJ) - reeleição
Eduardo Valverde (PT/RO) - governo de estado
Emília Fernandes (PT/RS) - reeleição
Eudes Xavier (PT/CE) - reeleição
Fátima Bezerra (PT/RN) - reeleição
Fernando Ferro (PT/PE) - reeleição
Fernando Lopes (PMDB/RJ) - reeleição
Geraldo Magela (PT/DF) - reeleição
Gilmar Machado (PT/MG) - reeleição
Henrique Afonso (PT/AC) - reeleição
Ivan Valente (PSol/SP) - reeleição
João Dado (PDT/SP) - reeleição
João Paulo Cunha (PT/SP) - reeleição
Jorge Bittar (PT/RJ) - reeleição
José Pimentel (PT/CE) - Senado
Leonardo Monteiro (PT/MG) - reeleição
Luiz Aberto (PT/BA) - reeleição
Luiz Bassuma (PV/BA) - governo de estado
Luiz Sérgio (PT/RJ) - reeleição
Manuela D'Ávila (PCdoB/RS) - reeleição
Marcelo Serafim (PSB/AM) - reeleição
Maurício Rands (PT/PE) - reeleição
Nelson Pellegrino (PT/BA) - reeleição
Paulo Pereira da Silva (PDT/SP) - reeleição
Paulo Rocha (PT/PA) - Senado
Paulo Rubem Santiago (PDT/PE) - reeleição
Pepe Vargas (PT/RS) - reeleição
Perpétua Almeida (PCdoB/AC) - reeleição
Ricardo Berzoini (PT/SP) - reeleição
Roberto Santiago (PV/SP) - reeleição
Vander Loubet (PT/MS) - reeleição
Vanessa Grazziotin (PCdoB/AM) - Senado
Vicentinho (PT/SP) - reeleição
Vignatti (PT/SC) - Senado
Virgílio Guimarães (PT/MG) - suplente de senador
Walter Pinheiro (PT/BA) - Senado
Zé Geraldo (PT/PA) - reeleição
Zezéu Ribeiro (PT/BA) - reeleição
Senadores
Fátima Cleide (PT/RO) - reeleição
Ideli Salvatti (PT/SC) - governo de estado
Inácio Arruda (PCdoB/CE) - mandato até 2015
José Nery (PSol/PA) - deputado estadual
Paulo Paim (PT/RS) - reeleição
Marina Silva (PV/AC) - presidente da República
Tião Viana (PT/AC) - governo de estado

Fonte: Com informações do Diap

Defensoria Pública denuncia Datena por discriminação a travestis

O apresentador José Luiz Datena pode ser multado em até R$ 48 mil por "prática discriminatória contra travestis". A denúncia foi feita pela Defensoria Pública de São Paulo, que alega que o apresentador usou termos pejorativos para se referir a um travesti.
Datena exibiu no “Brasil Urgente” da Band, no dia 30/04, uma briga envolvendo um transexual, que chegou a empurrar o câmera do programa. Na narração da reportagem, o apresentador se referiu ao agressor como "isso é um travecão safado" e "travecão butinudo do caramba".
Datena se defendeu, e negou ser “homofóbico". "Eu me referi à agressão ao cinegrafista. Não é porque o cara é travesti que pode agredir outra pessoa. E me defenderei nos termos da lei", afirmou, em entrevista à Folha de S. Paulo.
A assessoria de imprensa da Band informou que a empresa ainda não recebeu nenhum documento formal sobre a denúncia e por isso não irá se manifestar no momento.
Fonte: Comunique-se

Programa protege crianças de pedofilia na internet

Uma empresa especializada em perícia digital decidiu lançar um programa que ajuda os pais a monitorar os acessos feitos pelos filhos na internet. O guarda-costas virtual é um software que registra acessos de páginas que tenham conteúdo impróprio ou que a criança, porventura, receba no computador. Ele ainda captura em tempo real conversas realizadas em sites de bate-papo.
O software emite relatórios a partir das palavras-chave. Por exemplo: ao cadastrar a palavra sexo, toda vez que a criança acessar algum site que a contenha, ou citá-la durante conversas em sites de relacionamento ou qualquer tipo de rede social, chegará um aviso à caixa de e-mail cadastrada na adesão do programa. Os pais podem escolhem a periodicidade do recebimento desse conteúdo, podendo ser diária, semanal ou mensalmente.
O especialista em perícia digital Wanderson Castilho afirma que o programa ajuda os pais a fazer uso da tecnologia a seu favor, preservando a segurança dos filhos durante a navegação na internet. “Os pais sempre reclamavam do atraso tecnológico em relação aos filhos. Então, a ideia é usar esse recurso a seu favor para monitorar as crianças. Hoje, fica enviável contratar 24 horas um guarda-costas no mundo físico, mas, no virtual, essa realidade é perfeitamente possível, evitando que maiores danos aconteçam”.
Segundo Castilho, o programa foi desenvolvido depois de uma simulação feita na internet, em 2009. Adultos se passavam por crianças nos chats, usando idade que remetia a um menor. O especialista conta que, nas 25 salas de bate-papo acessadas, em menos de um minuto a “criança” era aliciada e, em até quatro, o pedófilo já estava com ela no programa de conversas reservadas exibindo, com uma câmera, o órgão genital.
Atualmente, existem programas que fazem registros de acessos no computador. A diferença desse aplicativo é que não há instalação na máquina. O pai acessa um link recebido no seu e-mail confirmando a adesão do serviço para aquele equipamento.
O idealizador do novo aplicativo ressalta que essa é uma maneira de evitar que haja a remoção do software. O investimento custa à família, mensalmente, R$ 60. Em três meses, o guarda-costas virtual ajudou a desvendar 20 casos de pedofilia na internet. Para ajudar os pais com filhos menores que acessam a internet regularmente e alertar aos usuários dos riscos que há ao navegar a rede de computadores, Castilho escreveu um livro que reúne experiências de crimes na web.
Fonte: Agência Brasil

Entidades intensificam mobilização para festival da juventude rural brasileira

Federações de trabalhadores na agricultura (Fetags) e os sindicatos do sistema Contag estão intensificando as mobilizações de jovens trabalhadores e trabalhadoras rurais, bem como de jovens lideranças do campo para o 2º Festival Nacional da Juventude Rural.
O evento, que será realizado nos dias 26 a 30 deste mês, no Pavilhão da ExpoBrasília, na capital federal, prevê reunir 5 mil jovens de todo o País.
A Comissão Nacional de Jovens Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais da Contag (CNJTTR), que no início de julho se reuniu, em Brasília, para discutir estratégias de organização e acolhimento dos participantes, está ultimando os preparativos do festival
“São várias equipes trabalhando na montagem da estrutura que receberá a juventude rural brasileira, no que se refere a alojamento, alimentação, saúde, comunicação, espaços para as oficinas temáticas e culturais, competições esportivas. Tudo para podermos oferecer aos jovens um espaço com condições de permanecer bem aqui durante o festival”, explicou Elenice Anastácio, secretária de Jovens da Contag.
Quanto à mobilização, a secretária diz que é importante que todos os jovens procurem os Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTRs) de seu município ou as coordenações e secretarias estaduais de Jovens das Fetags para saber como está se dando o processo de organização do transporte para Brasília e da programação dos debates, das atividades culturais e esportivas.
Elenice reforçou o tema central do festival. “Vamos discutir a sucessão rural, quais as condições de que a juventude precisa para poder permanecer no campo, com vida digna: produzindo, trabalhando, mas tendo oportunidade de ter o esporte, o lazer, a cultura, e principalmente, produzindo de forma organizada e gerando renda para se sustentar dentro desse espaço”.
Fonte: Agência Contag de Notícias

CTB lança rede nacional de combate ao racismo

Neste domingo, 18 de julho, a Secretaria de Política e Promoção de Igualdade Racial da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) promoveu, na Assembléia Legislativa de São Paulo, a primeira Reunião Nacional de Combate ao Racismo.
No encontro que reuniu militantes do Rio Grande do Sul, Alagoas, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Santa Catarina, Maranhão e São Paulo, teve como objetivo a construção de uma rede nacional de combate ao racismo dentre as bases cetebistas visando ao fortalecimento da luta classista por um país igualitário, soberano e livre de qualquer tipo de discriminação.
Segundo Valmira Luiza da Silva, secretária de políticas e promoção de igualdade racial da CTB, a criação da rede nacional é um avanço para a luta classista nos estados da federação onde a Central dos Trabalhadores e trabalhadoras do Brasil está organizada. “Esta é uma iniciativa fundamental para a luta no combate ao racismo e a discriminação, pois desta forma podemos construir os coletivos estaduais para que possamos deliberar sobre os assuntos mais importantes para a causa”, diz.
Durante o encontro, as lideranças ficaram de definir uma data no mês de novembro para a realização do Seminário Nacional de Combate ao Racismo.
O estatuto
O encontro também serviu como plataforma para debater sobre assuntos referentes ao estatuto da igualdade racial.
Durante o debate, os militantes chegaram a conclusão de que o estatuto não é o ideal, contudo já representa um grande avanço e a CTB é uma entidade que deve exigir o cumprimento de suas clausulas e lutar pela ampliação do estatuto e pelo melhoramento de suas falhas, principalmente, no que se refere ao mercado de trabalho.
Fonte: Fábio Rogério Ramalho – Portal CTB

CTB-RN comemora filiação de Federação de Servidores

A CTB/RN comemorou, no último dia 14 de julho, a filiação da FESEPURN (Federação dos Servidores Públicos do RN), que representa todos os servidores das três entes federais no Estado.
A discussão deste processo, iniciada no ano passado, através da articulação de Jocelin Bezerra, presidente do Sindicato dos Servidores de Parnamirim (SINTSERP), e Tita Holanda, tirou a Federação do isolamento sindical e abriu perspectiva de agregar mais sindicatos à Central no Estado.
A FESEPURN, foi fundada em 1968, e agrega vários sindicatos de servidores federais e associações.
Durante a abertura da reunião, Jocelin Bezerra, conhecido como Celino, destacou a importância da federação e satisfação por sua fialição à entidade."A alegria de estar naquele momento, de consagrar uma etapa do movimento sindical potiguar e de concluir um objetivo e interesse não só dos cetebistas, mais daqueles que veem na CTB a via de unidade dos trabalhadores”.
Para Marcilon, presidente da FESEPURN, destacou “a simpatia que já tinha ao surgimento da CTB e que em reuniões da direção foi amadurecida essa conclusão, de estar nas fileiras desta nova central democrática e ampla”.
Presente no evento, Divanilton Pereira, diretor licenciado da Central, reforçou a relevância do momento. "Os trabalhadores sabem que é preciso estarmos unidos para fortalecer a luta. A CTB é esse guarda-chuva que une e orienta os confrontos da classe trabalhadora”.
Ao finalizar a reunião, Moacir Soares (foto), presidente da central no Estado, relembrou a visita feita à sede da FESEPURN no ano passado, “Participei desde o início desta discussão que hoje se consolida por via de mão dupla, sindicatos filiados à CTB filiam-se à FESEPURN e ela filia-se à CTB. Os trabalhadores potiguares estão de parabéns”.
Fonte: Com informações de Jocelin Bezerra (Celino) - presidente do SINTSERP e secretário de Formação da CTB/RN

A arte do conviver e do aprender – O caminho do conhecimento

Por meio das falas, dos gestos, das atitudes e da comunicação, seja ela verbal ou não verbal, intencional ou até involuntária, o ser humano troca informações com seus semelhantes. A arte do conviver e do aprender é uma metodologia ensinada ao longo de nossa vida através de pequenas atitudes que nos são apresentadas como exemplos e modelos nas relações que estabelecemos com a família, a escola, o trabalho, o lazer, e outros.
É nesse momento que se torna necessária uma consistência no diálogo, a fim de garantir uma troca eficaz de experiências onde se respeite as diversidades com a consciência de que as mesmas podem caminhar juntas, promovendo o intercâmbio de ideias e a cooperação entre emissor e receptor da informação.
Como educadores, nos perguntamos quais as possibilidades de transmitir esta arte e desenvolver as dimensões fundamentais do indivíduo e do cidadão, no contexto familiar, escolar e social. Claro que o tema é vasto e complexo, todavia, podemos ter presente alguns elementos importantes de reflexão quando pensamos em fortalecer o caminho do conhecimento, da convivência e da aprendizagem:
• É importante reconhecer que o estudo de todas as disciplinas contribui com a aquisição e solidificação das competências pessoais, comportamentais e éticas, não só cognitivas;
• Ressaltar a centralidade da pessoa e estimular o respeito das diversidades e ter consciência de que as mesmas podem caminhar juntas, promovendo o intercâmbio de ideias, preservando e respeitando a individualidade das pessoas;
• Favorecer no aluno a busca da própria identidade, orientá-lo para fortalecer as próprias habilidades e talentos, ajudando este estudante a compreender as diferenças, no sentido amplo de considerar a maneira de cada um ver a realidade, de dar significado às experiências e aos aspectos da vida;
• Fortalecer o significado da comunicação e do diálogo, para que assim o aluno compreenda a importância de entender e se fazer entender. A troca de informações nada mais é que uma aula onde experiências e pontos de vista são expostos a fim de compreender a diversidade existente no ambiente em que vivemos.
Devemos lembrar que a palavra “aluno” origina-se do latim alere, que significa nutrir, alimentar, amamentar. Neste contexto, é possível afirmar que o termo aluno é o mesmo que “crescer”, pois quando alimentamos ou nutrimos algo é com a intenção de fazê-lo se desenvolver. O conhecimento apresentado não só como informação, mas como alimento do crescimento, torna-se ferramenta para o fortalecimento da autoestima e autorrealização do aluno.
A palavra “comunicação”, que tem sua raiz etimológica no termo latim communicare, da “communis”, “ben comum”, indica algo a ser compartilhado, aquilo que queremos “tornar comum”. Deste modo, estimular a curiosidade e a comunicação entre alunos, para que eles compartilhem o bem comum de cada um, e valorizar os questionamentos abre espaço à confiança e ao respeito recíproco.
A arte do conviver e do aprender depende do comprometimento pessoal com a valorização da vida e do viver, orientado pelas nossas crenças, paradigmas, opiniões e ações. Ao assumir este compromisso, novas maneiras de encarar o mundo virão como consequência, refletindo em um pensamento mais flexível, criativo e inovador, que nos leva à realização pessoal e à possibilidade de sermos fiéis ao nosso potencial, qualidades e objetivos.

Texto de Eduardo Shinyashiki – consultor, palestrante e diretor da Sociedade Cre Ser Treinamentos. Autor do livro Viva Como Você quer Viver (Editora Gente).
Site:http://www.edushin.com.bt

sexta-feira, 16 de julho de 2010

OAB potiguar instalará comitê anticorrupção em Natal e também no interior

A Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Rio Grande do Norte, decidiu, em reunião na sede da entidade, que a o Comitê 9840, de combate à corrupção, será instalado não só em Natal, mas também nas sedes das Subseções da entidade em Macau, Pau dos Ferros, Caicó, Mossoró e Assu. "Vamos fazer ações diferenciadas esse ano. Não vamos trabalhar apenas com o valor do voto, mas também com a conscientização quanto à Lei Ficha Limpa", disse o presidente da OAB-RN, Paulo Eduardo Teixeira.
A próxima reunião sobre o Comitê (cuja instalação se dará na segunda quinzena de agosto) será no dia 13 de julho, às 17h. O Comitê Nacional do Movimento de Combate à Corrupção é composto por 46 entidades cuja atuação se estende por todo o País. Com sede em Brasília, é ele quem acompanha de perto a atuação do Tribunal Superior Eleitoral e mantém contato com os responsáveis pela adoção de medidas que favoreçam a lisura do processo eleitoral em todo o Brasil.
Fonte: Site da OAB?RN

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E DA CULTURA PUBLICA GRATIFICAÇÃO ADICIONAL QÜINQÜENAL POR TEMPO DE SERVIÇO

PORTARIA Nº 681/2010 de 16/07/2010681/2010 de 16/07/2010

O SECRETÁRIO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E DA CULTURA. No uso de suas atribuições legais e de acordo com o artigo 75 parágrafo único, da Lei Complementar Nº 122, de 30/06/94, ( REGIME JURÍDICO DOS SERVIDORES PÚBLICOS CIVIS ),
RESOLVE: conceder, “ex officio” a GRATIFICAÇÃO ADICIONAL QÜINQÜENAL POR TEMPO DE SERVIÇO, aos seguintes servidores:

Para ler a portaria completa, clique no link abaixo:

http://200.217.213.202/dei/dorn/docview.aspx?id_jor=00000001&data=20100716&id_doc=308975

Fonte: Diario Oficial do RN

quinta-feira, 15 de julho de 2010

NOTA CONVOCATÓRIA

A Regional do SINTE de Caicó, no uso de suas atribuições legais e estatutárias convoca todos os Trabalhadores em Educação (Professores, ASG, TED e TNS), para participarem de uma assembleia geral extraordinária da categoria que acontecerá no dia 20 de julho de 2010 - terça-feira, a partir das 15 horas, no Salão da Prevocacional para discutirem os seguintes pontos:

1. Plano de Cargos dos Funcionários da Administração Direta;
2. PCCR do Magistério e
3. Apresentação da nova diretoria da regional do SINTE de Caicó.
Está convidada para apresentar a discussão do Plano de Cargos e Carreira dos Funcionários da Administração Direta a Coordenadora Geral do SINTE/RN.

Caicó –RN, 15 de julho de 2010

Prof. ROBERTO SÉRGIO FERNANDES SILVA
Diretor de Comunicação

Orçamentos devem prever reajuste do PSPN para 2011

A legislação orçamentária nacional prevê que até o dia 31 de agosto, os Executivos estaduais, municipais e distrital devem encaminhar suas propostas de Lei Orçamentária Anual (LOA) para os respectivos poderes legislativos, de modo que, necessariamente, a previsão de reajuste dos vencimentos (ou remunerações, segundo liminar do STF à ADI 4.167) inicias de carreira do magistério público da educação básica, a viger a partir do 1º de maio de 2011 - conforme estipula o PLC 321/09, aprovado semana passada no Senado - não poderá ficar abaixo do piso salarial profissional nacional da categoria, que, de acordo com as estimativas atuais, sofrerá reajuste de 15,29% em 2011.
Para continuar lendo clic no link abaixo:
http://www.cnte.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=4477&Itemid=52

Fórum de Educação discute mudanças na lei de gestão democrática

A Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (SEEC) realizou, nesta quarta feira (14), o fórum estadual de educação para discutir, votar e aprovar propostas de alteração da lei complementar nº 290/2005. A lei regulamenta o processo de gestão democrática, nas escolas da rede estadual, tendo como um dos principais dispositivos as eleições para diretores e vice-diretores escolares.
Além de professores, estudantes e gestores da educação, participaram do evento, os delegados eleitos nos dezesseis fóruns regionais realizados pela Coordenadoria dos Órgãos Regionais de Educação (CORE). Os fóruns elegeram os delegados, dentre membros integrantes da comunidade escolar, para terem direito a voto no fórum estadual e apresentou propostas de alterações da lei.
Na solenidade de abertura o governador, Iberê Ferreira de Souza, ressaltou que a lei 290 foi um avanço, "pois ela deu o direito e a oportunidade da comunidade escolher quem ela quer para administrar a sua escola, mas a lei precisa ser aperfeiçoada para garantir o seu sucesso", disse.
Aos educadores, o governador lembrou que para administrar uma escola o diretor tem que ter noção de gestão pública. "Às vezes a gente conhece uma pessoa muito boa, que tem bom coração, mas que administrando é um fracasso", comparou.
Nesse sentido, o governador destacou a necessidade de oferecer cursos de capacitação na área de gestão para que os diretores e vice-diretores, eleitos, possam desempenhar um bom trabalho nas escolas. "É preciso qualificar professores e gestores escolares. Hoje em dia ou se qualifica ou faz uma péssima gestão", afirmou.
Sobre a falta de professores em salas de aula, o governador fez questão de afirmar que não admite mais esse problema. Os processos para contratação de professores temporários e professores efetivos do quadro estão em andamento. "Esse negócio de ficar dentro de gabinete, recebendo informações de assessores não cabe mais na gestão pública", afirmou o governador.
O secretário estadual da Educação, Otávio Augusto, lembrou que o momento é significativo dentro de um processo histórico, em que o país vem buscando o aperfeiçoamento da democracia. "Esta lei não veio por acaso. Ela foi aprovada por segmentos da sociedade que lutaram muito por ela e conseguiram sua aprovação junto ao poder constituído",destacou.
Dentre os principais pontos com propostas de alterações, elaboradas nos 16 fóruns realizados, estão as avaliações destinadas aos próprios gestores, o tempo de gestão - que hoje é de 2 anos com direito à reeleição - e o projeto político pedagógico. Quanto a este último, o objetivo é fazer com que os gestores escolares não se sintam donos das escolas no período de seus mandatos e que os projetos sejam voltados, exclusivamente, para a escola
Fonte: Agência RN

Governo leva projeto de escotismo a escolas de todos os municípios do RN

O Governo leva projeto de escotismo nas escolas para todos os municípios do Estado. O projeto é desenvolvido através de parceria entre a Secretaria de Educação e a União dos Escoteiros do Brasil/RN. Com três anos de existência, o projeto atuava em apenas algumas escolas e municípios do Estado. Com a decisão tomada no atual governo, o projeto estará presente em pelo menos uma escola pública de cada município. Essa ampliação trará benefícios para a Escola Pública e para o Movimento de Escoteiros.
A expansão do projeto vai elevar o efetivo de escoteiros no Estado de 3 para 10 mil. Essa é a previsão do presidente da regional da União dos Escoteiros, Carlos Roberto Pinto Lopes. “O estímulo que o governo está dando com esse projeto tem grande importância para o escotismo e para a juventude de maneira geral. Devido ao projeto, nós somos o Estado com maior crescimento no número de escoteiros do país”, acrescentou.
Para sensibilizar educadores e gestores, 18 profissionais do projeto estão percorrendo os municípios do Rio Grande do Norte. O objetivo é fazer com que a Escola receba o grupo de escoteiros como uma atividade pedagógica complementar.
O grupo de escoteiros na Escola, segundo Carlos Pinto, terá funcionamento efetivo no sábado. No grupo, os alunos vivenciarão práticas do escotismo envolvendo cidadania, espírito de disciplina, valores morais, e responsabilidade social.
O objetivo é criar no ambiente escolar um grupo de escoteiros composto por alunos, crianças e jovens da comunidade, e que ele seja visto como parte integrante da própria escola.
ACAMPAMENTO ESCOLAR
Neste final de semana (17 e 18), o projeto Escotismo nas Escolas estará realizando um grande acampamento escolar no município de Passa e Fica, na comunidade Pedra da Boca. O acampamento denominado de "Aventura Sênior Regional", que reunirá cerca de 300 escoteiros de vários municípios do Estado, faz parte das atividades de caráter pedagógico propostas pelo projeto.
FONTE: Agência RN

Estudo revela que o RN tem o segundo menor índice de pobreza do Nordeste

O Rio Grande do Norte é o estado do Nordeste com segundo menor percentual de pessoas pobres. Os dados são do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), órgão vinculado ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, que emitiu um balanço sobre a projeção da pobreza no Brasil nos últimos 14 anos.
Segundo o relatório, no RN, a pobreza absoluta está abaixo da média do Nordeste, que é de 49,7%. A pobreza extrema também está abaixo da média dessa região do País, de 24,9%. No Estado, a taxa de pobreza absoluta (quando o rendimento médio domiciliar per capita é de até meio salário mínimo mensal) passou de 63,8%, em 1995, para 44,2%, em 2008. A de pobreza extrema (quando o rendimento médio domiciliar per capita é de até um quarto de salário mínimo) passou de 34,3% para 20,2%.
Outro aspecto observado pelo levantamento do IPEA é a desigualdade de renda que apresentou queda e passou de 0,60 para 0,55 numa escala que varia de 0, quando não há desigualdade, a 1, quando a desigualdade é máxima. No Brasil, esse índice é de 0,54.
Entre 1995 e 2008, 12,8 milhões de pessoas saíram da condição de pobreza absoluta no Brasil. Na região Nordeste, a taxa de pobreza absoluta caiu 28,8% e a taxa de pobreza extrema caiu 40,4%.
O demonstrativo do IPEA ainda prevê que o Brasil possa vir a superar a condição de pobreza extrema e reduzir a taxa de pobreza absoluta no ano de 2016.
FONTE: Agência RN

quarta-feira, 14 de julho de 2010

DIÁRIO OFICIAL DO ESTADO PUBLICA COMITÊ DE CONSELHOS ESCOLARES

*PORTARIA N.º 591/2010-SEEC/GS.

O SECRETÁRIO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E DA CULTURA DO RIO GRANDE DO NORTE, no uso de suas atribuições legais,

RESOLVE

Art. 1º - Designar 01(um) técnico de cada Diretoria Regional de Educação – DIRED, para constituírem o Comitê de Conselhos Escolares, com o objetivo de articular, junto a equipe da Coordenadoria dos Órgãos Regionais de Educação – CORE, as ações de Conselhos Escolares, para o biênio 2010/2012

Para saber mais clique no link abaixo:

http://200.217.213.202/dei/dorn/docview.aspx?id_jor=00000001&data=20100714&id_doc=308699
Fonte: Diário Oficial do RN

O que é sindicalismo classista?

O senso comum revela que o sindicato deve ser um instrumento de luta para a conquista de melhores salários e condições de trabalho. E essa idéia está baseada na origem dos sindicatos. Os primeiros sindicatos nasceram na Inglaterra, no século XVIII, quando ocorreu a Revolução Industrial. Nesse momento histórico, o capitalismo adquire condições básicas para se tornar o modo de produção predominante. Para extrair mais valia, a burguesia impõe um ritmo de trabalho de 16 horas diárias. Após a utilização de algumas formas de luta, a classe operária vai criar os primeiros sindicatos. Organizadas clandestinamente, as trade-unions (uniões de ofícios) foram se transformando em referências importantes das lutas. Nesse período inicial, os sindicatos desenvolvem a luta econômica.
Mas, em 1837, surge o movimento cartista na Inglaterra, considerada a primeira atividade em que os sindicatos se envolvem na luta política propriamente dita. O nome é derivado de uma carta em que os operários reivindicam maiores liberdades políticas, inclusive direito de voto para todos. Em outros países, também há grandes mobilizações políticas, sendo a mais importante, a chamada Comuna de Paris, em que os operários, por alguns dias,em 1871,conquistaram o poder político na França.
Assim, podemos afirmar que já no século XIX, os sindicatos desenvolveram lutas econômicas e políticas. Foi no final do século XIX e início do século XX, que se consolidam as principais concepções sindicais, elaboradas por teóricos europeus. Nesse período, tradeunionismo, anarquismo, marxismo, social-democracia, o chamado sindicalismo cristão e trotskismo aparecem enquanto teorias elaboradas.
O tradeunionismo enfatiza a luta econômica e defende o sistema capitalista; o anarquismo reforça a greve e o sindicato, tem um posicionamento anti-capitalista, mas minimiza a importância do partido político e da luta institucional; a social-democracia se referencia na luta institucional e no partido político, apostando no evolucionismo e não na revolução e na luta de classes; o trotskismo aposta na luta de classes e na revolução, mas desconsidera a correlação de forças para chegar à sociedade socialista, provocando o divisionismo e o isolamento; o sindicalismo cristão conservador objetiva a conciliação entre o capital e o trabalho, é anti-socialista e defende o sindicalismo assistencialista; já o sindicalismo cristão progressista é anti-capitalista, considera que o sindicato deve desenvolver luta econômica e política e, na falta de uma elaboração teórica própria, se aproxima do modelo marxista.
A concepção marxista considera que os sindicatos são fundamentais para o desenvolvimento da luta econômica; porém essa luta desenvolvida sem uma conexão com a luta política, acaba sendo muito limitada. Para Marx, a luta econômica deve estar articulada com a luta política e com a luta ideológica, visando a conquista do poder político pelo proletariado. Neste sentido, as greves são muito importantes, mas não são os únicos instrumentos de luta. A unidade dos trabalhadores é essencial para se ter sucesso na luta de classes. O partido político é fundamental para que o proletariado conquiste o poder político.
A concepção marxista ilumina a visão classista de sindicato. Praticar sindicalismo classista significa optar, na luta de classes, a favor da classe trabalhadora; trabalhar para que os trabalhadores e as trabalhadoras efetivamente conquistem melhores salários e condições de trabalho, consigam reduzir a jornada de trabalho sem redução de salários; significa participar da luta política mais geral, visando a transformação profunda da sociedade; significa também desenvolver um processo de formação política e sindical da classe trabalhadora para que esta adquira consciência de classe avançada. Significa buscar a unidade internacional dos trabalhadores para organizar a luta anti-capitalista.
O sindicalismo classista não defende só os interesses imediatos de determinada categoria ou ramo de atividade, mas também os interesses históricos da classe trabalhadora. Ou seja, não se contenta em desenvolver a luta econômica no sistema capitalista, mas sim deseja o fim do sistema capitalista e a sua substituição pelo socialismo.
Na conjuntura atual, as eleições de 2010 adquirem importância central para o sindicalismo classista. Trata-se de eleger candidatos comprometidos com os interesses da classe trabalhadora. Nesse sentido, a CTB, confederações, federações e sindicatos classistas devem estimular o voto naqueles candidatos que defendam um projeto nacional de desenvolvimento que efetivamente valorize o trabalho e distribua a renda, abrindo novos caminhos para a construção da sociedade socialista.

Fonte: Augusto Petta é professor, sociólogo, Coordenador Técnico do Centro de Estudos Sindicais (CES) e colaborador da Revista Visão Classista.

terça-feira, 13 de julho de 2010

Festa de Sant'ana - antecipação do salário de julho

Está confirmado a antecipação do pagamento do mês de julho para todos os servidores públicos estaduais do Seridó (inclusive aposentados e pensionistas) para a próxima terça-feira, dia 20 de julho.
Fonte: SEARH/RN

PISO NACIONAL DOS PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO DEVE TER CORREÇÃO ANUAL PELO INPC

Substitutivo aprovado pelo Plenário determina que o reajuste do piso deve seguir, no mínimo, a variação da inflação do ano anterior, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor. Proposta volta ao exame da Câmara dos Deputados.
O reajuste do piso salarial nacional dos professores da educação básica da rede pública deve passar a contar com a garantia de recomposição anual de seu valor no mínimo pela variação da inflação do ano anterior, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).
É o que estabelece substitutivo a projeto de lei (PLC 321/09) de autoria do Executivo aprovado ontem pelo Plenário do Senado. Como a proposta foi alterada pelos senadores, voltará à Câmara dos Deputados, para exame das mudanças. O relatório, de autoria da senadora Ideli Salvatti (PT-SC), havia sido aprovado ontem mesmo pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).
FUNDEB
A legislação que instituiu o piso (Lei 11.738/09) estabelece reajuste anual atrelado ao crescimento do valor anual mínimo por aluno, do Fundo Nacional da Educação Básica (FUNDEB). Sem eliminar esse critério, a alteração que pode ser introduzida no texto da lei fará prevalecer a variação do INPC caso o crescimento do valor do piso fique abaixo da inflação.
"O que aprovamos é que o reajuste será equivalente à variação do valor-aluno do FUNDEB, para manter a ligação entre a política de financiamento da educação como um todo. No entanto, esse reajuste nunca poderá ser inferior ao INPC do ano anterior " explicou Ideli, ao fim da reunião da comissão.
Aprovada há dois anos pelo Congresso Nacional, a lei que instituiu o piso salarial nacional dos professores do ensino básico nasceu de projeto de lei de iniciativa do senador Cristovam Buarque (PDT-DF). O valor foi fixado em R$ 950,00, mas uma regra de transição autorizou os municípios a pagar em 2009 até dois terços do mínimo estabelecido. Para este ano, o valor foi reajustado para R$ 1.024,67, com base na variação do valor por aluno.
O substitutivo que Ideli recomendou à CAE foi o mesmo texto aprovado antes pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), também produzido por Cristovam Buarque.
Critério
Ao enviar a proposta ao Congresso Nacional, o governo pretendeu apenas corrigir dúvidas sobre o período de cálculo da variação do valor-aluno que deveria ser considerado. Agora, o texto determina que o valor a ser utilizado refere-se à variação do valor entre os dois exercícios anteriores ao ano em que será publicada a atualização do piso, no mês de maio, por ato do Executivo.
O valor-aluno do FUNDEB foi criado como referencial do custo da educação por estudante, servindo para orientar os gastos mínimos que devem ser feitos por municípios e estados, havendo complementação para aqueles que comprovem insuficiência de recursos para bancar as despesas.
FONTE: Jornal do Senado (08/07/2010)

Professores e funcionários do Seridó com carga horária suplementar desde 2009 serão pagos

Está confirmado para o dia 20 de julho, o pagamento através de uma folha suplementar
para os professores e funcionários da Educação da região Seridó, que tem carga horária suplementar desde 2009.
Fonte: SINTE/RN

domingo, 11 de julho de 2010

Candidatos dizem porque querem governar o Rio Grande do Norte

O portal Nominuto.com deu início neste domingo (11) a uma série de matérias que tem o objetivo de que nossos leitores possam conhecer as ideias e propostas dos oito candidatos ao Governo do Estado. Abrindo a série, fizemos a seguinte pergunta aos postulantes do cargo de governador: “Por que quero ser governador do Rio Grande do Norte?”. Cinco políticos nos encaminharam a resposta.
O ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo Alves (PDT), da coligação “Coragem pra Mudar” (PDT, PCdoB e PRP), defende a necessidade de uma “mudança econômica profunda, equilibrada e, principalmente, planejada, em todo o território potiguar”. Para tanto, o ex-gestor lança a proposta de usar 15% de todo o dinheiro arrecadado em investimentos. Carlos Eduardo conclui mostrando que a receita funciona e, como exemplo, mostra as ações desenvolvidas à frente da Prefeitura de Natal.
Já o atual governador Iberê Ferreira de Souza (PSB), da coligação “Vitória do Povo” (PSB, PT, PTB, PPS), não quer saber de mudanças e sim de continuidade. O peessebista fala em “continuar o avanço social e econômico” que, segundo ele, foi conquistado nos governos do presidente Lula (PT) e da ex-governadora Wilma de Faria (PSB), a quem se referiu como “futura senadora”. Numa menção ao câncer de pulmão, do qual se diz curado, Iberê declara que “não seria submetido a uma prova tão grande de fé e resistência, se não fosse para ficar ainda mais preparado para ser o governador”.
A senadora Rosalba Ciarlini (DEM), que integra a coligação “A Força da União” (DEM, PSDB, PMN, PSC, PSL, PRP e PTN), sonha em construir com o povo o Estado da Cidadania. Com isso, a democrata acredita em um “Rio Grande do Norte muitas vezes mais forte”. Ao dizer que deseja “abrir caminho para o novo e governar para as futuras gerações”, a senadora faz a crítica ao atual governador: “já chega de projetos eternamente adiados e de sonhos sempre frustrados. Chega de ficar para trás. Chega de pensar e fazer pequeno”.
O sindicalista Sandro Pimentel (PSOL), sem coligação, pretende ocupar o cargo de governador “para transformar a terrível realidade de irresponsabilidades fiscal, política, social e administrativa”. Pimentel faz críticas aos grupos oligárquicos e seus apadrinhados políticos. Mostra coerência ao declarar que seu palanque sempre foi o mesmo e se apresenta à sociedade como um “ficha limpa”. Por fim, conclui com a crítica: “Hoje o RN está sem rumo”.
O terapeuta Roberto Ronconi (PTC), sem coligação, vê na política a possibilidade da justiça social, apresenta números que mostram o atraso do Estado e diz que o governo do PTC será marcado pelos valores cristãos nas decisões políticas e administrativas.
Fonte: Nominuto.com

sexta-feira, 9 de julho de 2010

hoje na história, Você sabe o que aconteceu no dia...?

1957
Cientistas americanos anunciam a descoberta de um novo elemento, de número 102, batizado como nobélio.
1963
Malaia, Cingapura, Bornéu Setentrional e Sarawak firmam em Londres a criação da Federação da Malásia.
1970
Criação do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA).
1970
Inaugurada hidrelétrica de Estreito, entre os estados de Minas Gerais e São Paulo.
1973
Brasil e Bolívia negociam a construção de um gasoduto.
1976
A Nuclebrás assina contratos com a empresa alemã KWU para a construção de uma fábrica de elementos combustíveis para reatores nucleares no Brasil.
1986
Uma bomba escondida num bueiro em Munique mata Karl-Heinz Beckhurst, físico nuclear e diretor do departamento de pesquisas da Siemens.
2003
O governo federal do Canadá lança um sistema provisório de distribuição de maconha para fins medicinais.
Fonte: planetasaber.com

Programação Ilha de Sant'ana

Saiu a programação das bandas que vão se apresentar na Ilha de Sant’Ana durante a Festa de Sant’Ana:
Dia 28 de julho – quarta feira – Deixe de Brincadeira e Flor da Pele
Dia 29 de julho – quinta feira – Saia Rodada e Mulher Chorona
Dia 30 de julho – sexta feira – Sirano e Sirino e Colo de Menina
Dia 31 de julho – sábado – Dorgival Dantas e Cavalo de Pau
Dia 1º de agosto - domingo – Ferro na Boneca e Dedim Gouveia
Durante os outros dias as atrações serão as bandas locais.

Vamos galera participar !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Um xinga, o outro chora e o resto cai na risada (Cyberbullying)

Quando se trata de bullying e cyberbullying, é comum pensar que há apenas dois envolvidos: a vítima e o agressor. Mas os especialistas alertam para um terceiro personagem fundamental: o espectador. Veja a seguir o que caracteriza a ação de cada um deles nos casos de violência entre os jovens.
Vítima
Costuma ser tímida ou pouco sociável e foge do padrão do restante da turma pela aparência física (raça, altura, peso), pelo comportamento (melhor desempenho na escola) ou ainda pela religião. Geralmente, é insegura e, quando agredida, fica retraída e sofre, o que a torna um alvo ainda mais fácil. Segundo pesquisa da ONG Plan, a maior parte das vítimas - 69% delas - tem entre 12 e 14 anos. Ana Beatriz Barbosa Silva, médica e autora do livro Bullying: Mentes Perigosas na Escola, cita algumas das doenças identificadas como o resultado desses relacionamentos conflituosos (e que também aparecem devido a tendências pessoais), como angústia, ataques de ansiedade, transtorno do pânico, depressão, anorexia e bulimia, além de fobia escolar e problemas de socialização. A situação pode, inclusive, levar ao suicídio. Adolescentes que foram agredidos correm o risco de se tornar adultos ansiosos, depressivos ou violentos, reproduzindo em seus relacionamentos sociais aqueles vividos no ambiente escolar. Alguns também se sentem incapazes de se livrar do cyberbullying. Por serem calados ou sensíveis, têm medo de se manifestar ou não encontram força suficiente para isso. Outros até concordam com a agressão, de acordo com Luciene Tognetta. O discurso deles vai no seguinte sentido: "Se sou gorda, por que vou dizer o contrário?" Aqueles que conseguem reagir alternam momentos de ansiedade e agressividade. Para mostrar que não é covarde ou quando percebe que seus agressores ficaram impunes, a vítima pode escolher outras pessoas mais indefesas e passam a provocá-las, tornando-se alvo e agressor ao mesmo tempo.
Agressor
Atinge o colega com repetidas humilhações ou depreciações porque quer ser mais popular, se sentir poderoso e obter uma boa imagem de si mesmo. É uma pessoa que não aprendeu a transformar sua raiva em diálogo e para quem o sofrimento do outro não é motivo para ele deixar de agir. Pelo contrário, se sente satisfeito com a reação do agredido, supondo ou antecipando quão dolorosa será aquela crueldade vivida pela vítima. O anonimato possibilitado pelo cyberbullying favorece a sua ação. Usa o computador sem ser submetido a julgamento por não estar exposto aos demais. Normalmente, mantém esse comportamento por longos períodos e, muitas vezes, quando adulto, continua depreciando outros para chamar a atenção. "O agressor, assim como a vítima, tem dificuldade de sair de seu papel e retomar valores esquecidos ou formar novos", explica Luciene.
Espectador
Nem sempre reconhecido como personagem atuante em uma agressão, é fundamental para a continuidade do conflito. O espectador típico é uma testemunha dos fatos: não sai em defesa da vítima nem se junta aos agressores. Quando recebe uma mensagem, não repassa. Essa atitude passiva ocorre por medo de também ser alvo de ataques ou por falta de iniciativa para tomar partido. "O espectador pode ter senso de justiça, mas não indignação suficiente para assumir uma posição clara", diz Luciene. Também considerados espectadores, há os que atuam como uma plateia ativa ou uma torcida, reforçando a agressão, rindo ou dizendo palavras de incentivo. Eles retransmitem imagens ou fofocas, tornando-se coautores ou corresponsáveis.
Fonte: Revista Nova Escola

quinta-feira, 8 de julho de 2010

8 de Julho - Independência dos EUA

Hoje na História
A declaração de Independência dos Estados Unidos é lida em Nova York na presença de George Washington (foto), em 8 de julho de 1770. Ela foi redigida por uma comissão de cinco membros liderados por Thomas Jefferson, baseados no iluminismo. A declaração só é promulgada em 1776.

Sesc divulga programação do Pavilhão Cultural de Santana

O Sesc Seridó realizará neste ano mais uma edição do Projeto Letra e Música, durante as festividades de Senhora Santana em Caicó. A programação vai de 21 de julho a 01 de agosto em palco armado ao lado da Catedral. A programação que animará o pavilhão cultural será a seguinte:
21 de julho - Show religioso
22 de julho - Orlando Batista e Milton
23 de julho - Show religioso
24 de julho - S de Samba
25 de julho - Jasiel e Forró Puêra
26 de julho - Wânia Nóbrega e Renato Guerra
27 de julho - Jônas Linhares
28 de julho - Mel Foster
29 de julho - Cristiane Fernandes e Cabralzinho
30 de julho - Marcus Vinicius e Paulo Lúcio Dantas
31 de julho - Bené e teclados e Marcus Lima
01 de agosto – Geraldão

Câmara aprova PEC do piso nacional dos policiais

A Câmara dos Deputados aprovou, em primeiro turno, a proposta de emenda à Constituição (PEC-300), que cria um piso nacional para os policiais. A proposta foi aprovada na forma de emenda aglutinativa apresentada pelos líderes partidários por 349 votos a zero. A aprovação foi acompanhada por dezenas de policiais que estavam na galeria da Casa. Pelo texto aprovado, fica criado um piso nacional para os policiais e bombeiros militares a ser definido em lei federal. A proposta também estabelece a constituição de um fundo destinado a ajudar os estados a pagar os policiais, quando estes não tiverem condições de bancar os gastos com a categoria.
Pelo acordo, caberá ao governo encaminhar ao Congresso Nacional, no prazo de 180 dias após a promulgação, o projeto regulamentando o piso remuneratório e a composição e o funcionamento do fundo contábil instituído para esse fim. A votação em segundo turno deverá ocorrer no mês de agosto.
Fonte: Marcos dantas

Prefeitura seridoense lança edital para concurso público

Já está disponível o edital do concurso público que a Prefeitura Municipal de Serra Negra do Norte fará neste ano. Serão oferecidas 66 vagas para cargos de nível fundamental, médio e superior. Os interessados devem realizar suas inscrições até o dia 15 de julho, através do formulário no site da empresa organizadora. O concurso será feito pela Fundação de Educação Superior e Ação Social.
A taxa da inscrição custará 60 reais para os cargos de nível superior, 35 reais para os cargos de nível médio e 30 reais para os cargos de nível fundamental. Os cargos possuem carga horário variando entre 20 e 40 horas semanais com salários que vai de R$ 510,00 a R$ 8.000,00. As provas serão realizadas no dia 08 de agosto.
CLIQUE nesse link e veja o edital completo:
http://www.fundacaofuc.com.br/serranegra/docs/edital_pmsnn.pdf

Dia 16 de julho tem Tânia Alves no Sesc Seridó

O Sesc Seridó vai lançar no dia 16 de julho seu mais novo projeto cultural. Baseado no famoso Seis e Meia, que acontece em Natal, todos os meses uma atração nacional estará se apresentando em Caicó. De acordo com Marconi Marinho, diretor estadual do Sesc, a primeira atração será Tânia Alves, um dos icones da Musica Popular Brasileira.
Tânia Maria Rego Alves nasceu em Bonita de Santa Fé, no interior paraibano e além de cantora, é atriz, dançarina e empresária brasileira. O trabalho mais recente de Tânia Alves como atriz foi na minissérie Amazônia, de Galvez a Chico Mendes, na Rede Globo. Atua como empresária desde 1999, e é mãe da também atriz Gabriela Alves. Tânia Alves hoje é a proprietária de um spa em Nova Friburgo, RJ, o qual controla junto com sua filha.
Na televisao já atuou em Amazonia, Essas Mulheres, O Clone, A Grande Familia, Marcas da Paixão, Brida, Mandacaru, Tocaia Grande, Pantanal, Ti ti ti, Tenda dos Milagres, Bandido da Falange, lampiao e Maria Bonita, alem de Morte e Vida Severina.

Carlos Eduardo é o candidato que tem mais patrimônio com R$ 3 milhões e Rosalba confirmou modestos R$ 184 mil

Os três principais candidatos ao Governo do Estado entregaram a declaração de bens ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE). De acordo com informações oficiais, o ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT) é o candidato que mais tem patrimônio pessoal. O governadorável da coligação "Coragem Pra Mudar" possui patrimônio superior a R$ 3 milhões.
Já o governador Iberê Ferreira de Souza (PSB) informou que possui cerca de R$ 2,5 milhões em patrimônio. O bem mais valioso do candidato da coligação "Vitória do Povo" é um crédito junto à empresa Maricultura Trapiche LTDA no valor de R$ 811.542,99. A senadora Rosalba Ciarlini (DEM), que representa a coligação "A Força da União", informou que patrimônio é de pouco mais R$ 184 mil. O advogado Joanilson de Paula Rego (PSDC), que disputa o Senado, por exemplo, declarou possuir mais de R$ 360 mil.
Fonte: Marcos Dantas

Inscrições para concurso de Prefeitura vão até a próxima semana e provas serão realizadas no dia 15 de agosto

O prefeito Sinval Salomão já publicou o edital do concurso para preenchimento de vagas na Prefeitura de Florânia. Aliás, a empresa Mult-Sai de Currais Novos, que elabora o certame, já iniciou as inscrições que vão até a próxima semana, precisamente a sexta-feira (16). Qualquer informação pode ser obtida pelo telefone (84) 3435-2552, da Prefeitura ou (84) 3431-2303, da Mult-Sai ou ainda pelo site www.multsai.com.br.
Entre as diversas vagas que estarão disponíveis: Assessor de Comunicação; Nutricionista; Engenheiro Civil; Advogado do CREAS; Assistente Social; Pedagogo do CREAS; Psicólogo do CREAS; Professor; Enfermeiro; Odontólogo; Médico Clínico Geral; etc... As provas serão realizadas no dia 15 de agosto. O horário e local constarão no cartão de inscrição dos candidatos, que serão entregues a partir do dia 6 de agosto, somente através da internet.
Fonte: Marcos Dantas

terça-feira, 6 de julho de 2010

COMISSÃO APROVA OBRIGATORIEDADE DE NÍVEL SUPERIOR PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

A Comissão de Educação do Senado aprovou nesta terça (6) projeto de lei que obriga a formação universitária para professores da educação básica. A proposta aprovada pela comissão estabelece um prazo de seis anos para que os docentes sem nível superior possam continuar a exercer seus trabalhos nas escolas da rede pública.
Como foi aprovado pela comissão um pedido de urgência na tramitação, a matéria será remetida direto para a análise em plenário. Se aprovado seguirá para a sanção presidencial. O projeto altera a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação), que não previa a necessidade de curso superior para esse caso.
A relatora Fátima Cleide (PT-RO) incorporou ao seu substitutivo algumas sugestões feitas pelo Ministério da Educação. Assim, a proposta analisada pelo Senado prevê a exigência de avaliação qualificada de nota mínima no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) para os candidatos aos cursos superiores de formação docente.
Também foi incorporado ao projeto a concessão de bolsas de iniciação à docência para universitários de cursos de licenciatura. A relatora explica que a iniciativa é um incentivo para a formação de profissionais do magistério que venham a atuar na educação básica da rede pública.

FONTE: Marcos Chagas
Da Agência Brasil
Em Brasília

Justiça determina que Inep deixe de exigir CPF na inscrição do Enem

A Justiça atendeu pedido do Ministério Público Federal e ordenou ao Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) que deixe de exigir o CPF dos inscritos no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
A Procuradoria argumenta que boa parte dos inscritos no exame têm entre 15 e 17 anos e não têm obrigação constitucional de ter um CPF. A liminar (decisão provisória) da 6ª Vara Federal do Rio de Janeiro determina que a mudança deve ser incluída no edital da prova e amplamente divulgada pelos meios de comunicação e pelo site do Inep.
As inscrições para o Enem, que avalia alunos de ensino médio em todo o país e é usado para o acesso a várias faculdades públicas e particulares, vão até sexta-feira (9). O Inep deve comunicar o cumprimento da decisão em até dez dias, sob pena de multa diária de R$ 10 mil.
Por meio de sua assessoria, o Ministério da Educação afirmou que o Inep não foi notificado, por isso o documento ainda é obrigatório para a inscrição no Enem.
DE NOVO
No ano passado, o juiz Bruno Otero Nery, também da 6ª Vara Federal do Rio, determinou que as inscrições para o Enem fossem reabertas após um mês de encerradas. O pedido do Ministério Público Federal também era devido à exigência do CPF.
O Tribunal Regional Federal da 2ª Região acolheu recurso do Inep e derrubou a decisão.
Fonte: UOL Educação

ENTENDA O QUE É O IDEB

O IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) é a "nota" do ensino básico no país. Numa escala que vai de 0 a 10, o MEC (Ministério da Educação) fixou a média 6, como objetivo para o país a ser alcançado até 2021.
O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar (ou seja, com informações enviadas pelas escolas e redes), e médias de desempenho nas avaliações do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), o SAEB – para os Estados e o Distrito Federal, e a Prova Brasil – para os municípios.
Criado em 2007, o IDEB serve tanto como dignóstico da qualidade do ensino brasileiro, como baliza para as políticas de distribuição de recursos (financeiros, tecnológicos e pedagógicos) do MEC. Se uma rede municipal, por exemplo, obtiver uma nota muito ruim, ela terá prioridade de recursos.
O índice é divulgado a cada dois anos.
Por que meta de 6
O objetivo do MEC é que o Brasil atinja nota 6 nas avaliações de 2021 -- as notas serão divulgadas em 2022, ano do bicentenário da Independência do Brasil.
Chegou-se a esse número com base na média das notas de proficiência dos países desenvolvidos da OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico), uma organização internacional e intergovernamental que agrupa os países mais industrializados da economia do mercado.
"A idéia é chegar na média dos bons", explica Reynaldo Fernandes, professor da USP (Universidade de São Paulo) e ex-presidente do INEP. O IDEB foi criado na gestão de Fernandes à frente do instituto.
"A nota 10, de fato, seria a excelência, como na vida escolar", explica Reynaldo. "Um país como a Finlândia [cujo sistema educacional é reconhecido como um dos melhores do mundo] teria 7,5 [de nota comparável com IDEB]."
O IDEB (2009) do RN é nas séries iniciais do Ensino Fundamental é 3,9, nas séries finais do Ensino Fundamental é 3,3 e no Ensino Médio é 3,1
Fonte: UOL Educação