Pesquisar este blog

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

HOMENAGEM AO PROFESSOR

CENÁRIO DO “SER PROFESSOR”

Trata-se de uma profissão da maior importância para a formação das novas gerações. Os seres humanos têm na sua formação a presença marcante dos professores desde o nível da educação infantil até os níveis superiores de ensino. É uma profissão que nos últimos anos se observa um certo reconhecimento e valorização através da constituição de leis federais, mas, infelizmente na prática tem se constituído apenas em propagandas enganosas por parte dos governantes. Portanto, continua sendo uma profissão entre aquelas com piores salários e condições de trabalho.

A luta desses profissionais para reverter esse quadro de descaso e falta de compromisso dos governantes, tem sido uma constante na vida do professor. No cenário atual, o professor vive um dilema de contradições, de angustias, de incertezas, de revolta, de indignação e ao mesmo tempo se sente impotente ao se encontrar diante de leis aprovadas, sancionadas, reaprovadas, julgada constitucional e determinada pelo STF que sejam cumpridas, sob pena dos gestores pagarem sanções pelo descumprimento; mesmo assim os governantes descumprem as leis, não dão ouvidos as recomendações e decisões do STF e usa o aparato judiciário local (estados e municípios) para coibir a luta justa e legal de uma categoria que implora o cumprimento de direitos sagrados, no entendimento de que “lei não se discute, se cumpre”.

Nesse contexto de contradições, como o professor pode compreender e explicar aos seus alunos a finalidade das leis, e que elas não podem ser descumpridas? Diante de tantas arbitrariedades causadas pelos poderes constituídos (gestores) qual será a leitura que faz a própria sociedade sobre o cumprimento das leis e a defesa delas pela justiça da terra?

No jogo desse dilema, o professor para conseguir se manter e manter sua família se submete a jornadas estafantes, correm a semana inteira para cumprir três expedientes todos os dias.

Diferente de outras profissões, o professor mantém contato com crianças, jovens e adultos numa situação mais propícia para a transmissão de conhecimentos e valores. Por isso, um professor consciente e engajado, pode desempenhar papel fundamental na formação das pessoas. Aqueles que acreditam na construção de uma sociedade justa e fraterna precisam através do seu ofício, contribuir para o processo de formação dos jovens, dos homens, das mulheres, e em fim, de toda sociedade, para que haja mudanças significativas em função de dias melhores para toda nação.

É imprescindível que todos compreendam a conjuntura política que move e direciona cada país, cada estado e município. Compreendam os processos de exploração da exclusão social e da corrupção. Identifiquem o que pensam, e o que querem todos esses partidos políticos, que tanto brigam pelo poder, em fim, que cada um se descubra e faça a leitura da complexidade do universo que está inserido.

Professor, nesse universo tão complexo, veja como você é importante, veja o tamanho do seu poder, de sua responsabilidade e compromisso com você mesmo e com os outros. Esse mérito, só você tem, é um privilégio, não desperdice, nem tão pouco desconsidere a grandeza do seu papel para a formação da consciência do povo em prol de um mundo mais justo, fraterno de paz e amor.

Parabéns professor, que Deus te abençoe e ilumine sua grandiosa sabedoria.

VIVA O PROFESSOR, HOJE E SEMPRE.

MARIA MARIZ DA SILVA

Coordenadora de Organização do SINTE/RN – Regional de Caicó.

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

ESQUIZOFRENIA ADMINISTRATIVA: Governo do RN corta orçamento de secretarias importantes e aumenta verba de propaganda em 120%

Com todos esses cortes em setores vitais para o funcionamento do Estado, não será surpresa se em 2012, Rosalba se negar a conceder aumentos já acordados este ano alegando o velho álibi do limite prudencial da LRF. (blog V&C)
O Governo do Estado enviou a proposta do Orçamento Geral do Estado 2012 - OGE para a Assembleia Legislativa. Com o projeto em mãos, o mandato do deputado Fernando Mineiro realizou um estudo comparativo entre a proposta e o OGE 2011 e constatou disparidades como o corte em áreas essenciais e o aumento da verba para Propaganda em mais de 120%, com um aumento real de cerca de R$ 10 milhões.
A secretaria que mais sofreu cortes é a de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), que perdeu mais de 70% de seu orçamento. Para Mineiro, o corte é fruto de disputas internas entre a governadora Rosalba (DEM) e o vice-governador Robinson Faria (PSD), que é titular da Semarh.
A dois anos da Copa do Mundo em Natal, a Secretaria de Esporte e Lazer sofreu corte de 43%. Apesar das promessas de campanha da Governadora, Cultura, Educação e Saúde não só não terão mais investimentos do Governo como sofrerão cortes em seus recursos atuais. A Fundação José Augusto deverá funcionar com 32% de recursos a menos. A Secretaria de Educação sofreu cortes de 7% e a de Saúde, de 1,3%.
Em relação à Segurança Pública, os cortes da Secretaria foram de 22,4%. A Polícia Militar teve redução de recursos de 11,9% e o Corpo de Bombeiros, de 9%. Não foi só a Semarh que perdeu recursos no tocante ao meio ambiente, o Instituto de Gestão das Águas teve mais da metade de seu orçamento reduzido (56%). Ao mesmo tempo, a Fundação Estadual da Criança e do Adolescente (FUNDAC) perdeu 15,4% de recursos.
Agricultura e Pesca também não ficaram de fora dos cortes. Tanto as Secretarias de Agricultura, Pecuária e Pesca e Assuntos Fundiários e Reforma Agrária, bem como Emater, Emparn, Ceasa e Idiarn tiveram seus recursos reduzidos.
Apesar da redução de 10% para o Poder Executivo, os poderes Judiciário e Legislativo tiveram aumento de 26,3% e 8,2%, respectivamente.
FONTE: www.vcartigosenoticias.blogspot.com

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

ATO DO NÚCLEO DE JARDIM DE PIRANHAS


Professores realizaram Marcha de Protesto e conquistam avanços na aprovação do PCCR (PARTE I)
POR: PROF. HUGO MARTINS DE SOUZA
Finalmente, depois de mais de quatro (04) anos de luta, os Trabalhadores em Educação do Município de Jardim de Piranhas conquistam, na tarde do dia 29 de setembro último, avanços importantes na aprovação do PCCR (Plano de Cargo, Carreira e Remuneração). É que o Prefeito Antônio Soares enviou para Câmara Municipal a Mensagem nº10/2011 encaminhando para aprovação dos vereadores o Projeto de Lei nº10/2011, que dispõe sobre a criação do novo PCCR, em conformidade com acordo firmado com a categoria.
Vale salientar que os professores do município em Assembleia Geral, realizada dias antes (13 de setembro), haviam decidido que caso o referido acordo, no qual o Prefeito se comprometera em enviar à Câmara Municipal o PCCR até o final de Setembro, não fosse cumprido seria deflagrada greve geral por tempo indeterminado a partir do início de outubro, possibilidade agora descartada, tendo em vista o cumprimento do compromisso.
Porém, no final da tarde do dia 29 de setembro (quinta-feira), pouco antes da realização da Sessão legislativa, os professores do município realizaram uma Marcha de Protesto pelas ruas principais do centro da cidade com destino à Câmara Municipal, entoando as palavras de ordem “PCCR Já”, movimento democrático promovido pelo sindicato da categoria (SINTE/RN) que contou com a participação de vários companheiros nessa luta, recebendo, ao longo do trajeto, várias manifestações de apoio por parte de populares e transeuntes por onde passamos, além da adesão espontânea e solidária de estudantes do Ginásio que se encontravam na Praça Plínio Saldanha e somaram-se a nós nessa caminhada.
Finalmente, ao chagarmos ao destino, ocupamos o plenário da Câmara Municipal onde fomos recebidos pelos vereadores Chó e Nier que nos informaram a respeito da Mensagem do Executivo dada entrada nesta Casa, entregando-nos uma cópia da referida matéria (PL n°10/2011 - PCCR). Constituímos, então, uma Comissão de Professores para nos reunirmos com o Presidente da Câmara Municipal, Sr. Luís Macaco, ocasião em que se encontrava também o edil Edmilson Estevão, onde na ocasião pedimos agilidade na aprovação do PCCR, tendo em vista se tratar de uma luta que se estende desde 2007.
Alertamos ainda os edis da eventual necessidade de realização de possíveis alterações pontuais durante o processo de tramitação da referida matéria (PL nº 10/2011) com base nos entendimentos que venham a ser estabelecidos entre as partes (Poder Executivo e categoria), ocasião em que os mesmos se comprometeram em fazer o possível para melhorá-lo e agilizar o processo de votação.
Retornamos, então, ao plenário da Câmara Municipal onde tivemos a satisfação de acompanhar de perto a leitora da Mensagem nº10/2011 do Executivo municipal encaminhando o PL nº10/2011 que institui o novo PCCR. Acompanhamos também os pronunciamentos e posicionamentos dos vereadores que fizeram uso da tribuna se solidarizando aos professores. Só arribando o pé após o Presidente declarar o encerramento da histórica Sessão Legislativa naquela tarde/noite.
Esperamos que excelentíssimos senhores vereadores, como representantes do povo, possam discutir e, se preciso alterar, emendar e melhorar a redação final da futura lei, contribuindo, assim, para criação de um Plano de Cargo, Carreira e Remuneração (PCCR) que garanta a tão almejada Valorização Profissional do Magistério Público Municipal.
Jardim de Piranhas/RN, 04 de outubro de 2011.