Pesquisar este blog

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

CONFRATERNIZAÇÃO

CONFRATERNIZAÇÃO DOS DIAS DO PROFESSOR E FUNCIONÁRIO PÚBLICO
A Regional do SINTE de Caicó, realizou no último dia 27-10-12 (sábado), a partir das 11h, no Clube ACASSEC, a confraternização dos dias do Professor e Funcionário Público. A animação ficou por conta do Forró Pé de Serra de RODOLFO LOPES. Foi oferecido aos participantes um almoço e churrasco, além da música ao vivo. Além dos trabalhadores e trabalhadoras de Caicó vieram caravanas de São João do Sabugi, Jardim do Seridó, Jucurutu, São Fernando e Jardim de Piranhas. Uma das melhores festas que a Regional do SINTE de Caicó já realizou. Nossos agradecimentos aos que participaram.





terça-feira, 23 de outubro de 2012

Assembleia dos funcionários da Educação do estado



O SINTE-RN convoca todos os funcionários da rede estadual para uma assembleia que será realizada no dia 24 de outubro de 2012, às 9 horas, no auditório do SINTE-RN. Pauta: Plano de Carreira e Campanha Salarial 2013.

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Ensino Fundamental terá disciplina Cidadania Moral e Ética



O currículo do Ensino Fundamental terá a disciplina cidadania moral e ética. A decisão, em caráter terminativo, foi aprovada nesta terça-feira pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado. A medida também inclui no currículo do ensino médio a disciplina ética social e política.
O Projeto de Lei do Senado 2/2012, de autoria do senador Sérgio Souza (PMDB-PR), modifica a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), incluindo a disciplina como obrigatória para o ensino fundamental. Entre as justificativas de Sérgio Souza para o projeto, está “a necessidade de aprimoramento da LDB, com a criação de disciplinas que deem aos estudantes melhor formação ética, social e política, o que os capacitará para o correto entendimento dos principais problemas sociais do nosso país e do mundo”.
A diretora executiva do Todos pela Educação, Priscila Cruz, criticou a medida e o excesso de disciplinas já constantes do currículo da educação básica. “Que horas que os alunos vão conseguir aprender aquilo que é essencial? Não que [o projeto de lei do Senado] não seja importante, realmente vivemos uma crise de valores na sociedade. O que acontece é que tudo recai na escola. Não tenho dúvidas que o aluno deve refletir sobre questões de ética, mas não se aprende na teoria. É no dia a dia”, defende.
Priscila Cruz considerou “desnecessária” mais uma disciplina e destacou que o conteúdo deve ser trabalhado de forma transversal em todas as disciplinas. “Não se pode separar ética, ela tem que estar presente em todos os conteúdos. Como tema transversal é perfeito. Cidadania é ética, e isso a gente vivencia”, completou.
FONTE: Agência Brasil

Inep defende avaliação censitária do ensino médio



O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Luiz Cláudio Costa, defende que o ensino médio seja submetido a uma avaliação censitária, e não por amostra como ocorre atualmente com a Prova Brasil. O Ministério da Educação (MEC) estuda trocar a Prova Brasil pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para calcular o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do ensino médio.
“A avaliação de o ensino médio migrar para o censitário é praticamente consensual (dentro do MEC), o outro (estudo) ainda em debate é o da matriz, da migração do Saeb/Prova Brasil para o Enem, esse está demandando mais estudos”, disse Costa a jornalistas nesta quarta-feira, depois de participar de um seminário sobre qualidade do ensino médio.
A evolução do Ideb no ensino médio foi tímida – passou de 3,6 (2009) para 3,7 (2011). Considerando apenas a rede estadual, o indicador ficou estagnado em 3,4, sendo que no Distrito Federal e em nove Estados houve queda. O governo nega que uma possível substituição da Prova Brasil pelo Enem na avaliação do ensino médio tenha como objetivo “maquiar” os números.
“Os resultados (da avaliação por amostra) são válidos, não há problema em trabalhar com a amostra, mas você envolve mais a sociedade, a escola, os professores quando você trabalha com a (avaliação) censitária, esses são resultados preliminares que ainda serão avaliados”, afirmou Costa.
O presidente do Inep pretende discutir o tema com secretários de Educação estaduais antes de qualquer definição. Uma das preocupações é não perder a série histórica projetada para os próximos anos – a meta do Ideb para 2021 é 5,2.
Durante uma das mesas do debate, Costa considerou “muito interessante” a proposta de usar o Enem como indicador de avaliação do ensino médio. “É possível numa mesma prova avaliarmos o estudante e a escola? Estamos fazendo um estudo profundo, a princípio, é muito interessante.”
O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, destacou a articulação entre disciplinas e a distribuição de tablets com projetor digital para professores como forma de tornar o ensino médio mais atraente para os estudantes. Segundo o ministro, o governo também discute com as operadoras a melhora no serviço de banda larga para as escolas. “Quando se olha o Ideb, estamos estabilizados, estabilidade em educação em um País como o Brasil é retrocesso, temos problema e não tem como deixar de encarar isso com coragem”, disse Mercadante. “É formando bons professores que vamos melhorar a qualidade da educação.”
Para o ex-presidente do Inep João Batista Gomes, não se resolve um problema dessa natureza em menos de 20 anos. “Tem de ter continuidade das políticas. Hoje, o ensino médio é ineficiente, ineficaz, não dá pra resolvê-lo com uma geração”, declarou.
FONTE: Portal Terra Educação

O pagamento de pecuniárias e títulos continua sendo implantado na Folha de Pagamento. Essa é uma reivindicação antiga. São mais de 13 anos, a luta por esse pagamento. Mais de dois mil servidores, alguns com processo de atualização parado desde 2003. As vantagens pecuniárias foram regulamentadas pela Lei Complementar Estadual 164, de 1999. De acordo com a legislação, os servidores com tempo de serviço entre 15 e 20 anos, passariam a receber como gratificação incorporada 1/6 do vencimento, e assim progressivamente, até que os servidores com mais de 30 anos no desempenho de suas atividades receberiam a mais 50% do salário. Com a Lei 203/2001, o valor de referência para a concessão das pecuniárias passou a ser o salário base do servidor em setembro de 2001. As vantagens por título dizem respeito à conquista de gratificações de cinco, dez e quinze por cento do salário, de acordo com o título obtido pelo servidor, como especialização. Os valores pagos na folha de outubro serão retroativos ao mês de janeiro de 2012, ou seja, ao exercício financeiro do ano em curso.



Será paga na Folha de Pagamento do mês de outubro a GME, a Gratificação de Mérito Educacional.
Recebem essa gratificação todos os servidores da educação, que estão lotados nas escolas estaduais.
Memória
No ano de 2005, a GME foi incorporada no salário base do magistério estadual, ficando o seu pagamento somente para os funcionários de escola. A GME é paga em 04 parcelas mensais, nos meses de fevereiro, abril, agosto e outubro de cada ano.

Continua o pagamento das pecuniárias e dos títulos ao magistério estadual



O pagamento de pecuniárias e títulos continua sendo implantado na Folha de Pagamento. Essa é uma reivindicação antiga. São mais de 13 anos, a luta por esse pagamento. Mais de dois mil servidores, alguns com processo de atualização parado desde 2003.
As vantagens pecuniárias foram regulamentadas pela Lei Complementar Estadual 164, de 1999. De acordo com a legislação, os servidores com tempo de serviço entre 15 e 20 anos, passariam a receber como gratificação incorporada 1/6 do vencimento, e assim progressivamente, até que os servidores com mais de 30 anos no desempenho de suas atividades receberiam a mais 50% do salário. Com a Lei 203/2001, o valor de referência para a concessão das pecuniárias passou a ser o salário base do servidor em setembro de 2001.
As vantagens por título dizem respeito à conquista de gratificações de cinco, dez e quinze por cento do salário, de acordo com o título obtido pelo servidor, como especialização.
Os valores pagos na folha de outubro serão retroativos ao mês de janeiro de 2012, ou seja, ao exercício financeiro do ano em curso.