Pesquisar este blog

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014


GREVE DA EDUCAÇÃO:
APESAR DAS AMEAÇAS, A LUTA CONTINUA!

Em mais uma assembleia, realizada na manhã de última quarta-feira (26 de fevereiro), NO Winston Churchill, em Natal, os trabalhadores em educação do RN decidiram pela continuidade da greve, decisão ratificada no dia seguinte (27) pela Regional do SINTE/RN de Caicó, em assembleia realizada pela manhã no auditório do CDS. 
A continuidade da greve dá-se, sobretudo, porque o iten mais importante do acordo firmado em fevereiro e reeditado em agosto do ano passado (2013) ainda não foi cumprido – o envio à Assembleia Legislativa do Projeto de Lei da manutenção da letra, que põe fim à distorção que impede o avanço salarial para os professores com pós-graduação ou doutorado –; e também como resposta às ameaças de corte do ponto dos grevistas pelos dias paralisados. Assim sendo, permaneceremos em greve até que este impasse seja resolvido.
Enquanto isso, nestes três anos de governo ROSALBA-DEM, a crise na Educação se aprofunda ainda mais, traduzindo-se no fechamento e no sucateamento das escolas (só em Caicó três escolas fecham suas portas), no insuficiente número de professores para atender à demanda, falta de suporte pedagógico, baixos salários, péssimas condições de trabalho, ... e, para piorar, a implantação inadequada do sistema SIGEDUC que tem causado transtornos às escolas.
Governadora Rosalba promessa, Secretária Betânia sumiço, o povo pergunta: onde está o dinheiro arrecadado através dos impostos pagos pelos contribuintes que deveriam ser aplicados na educação?

Apesar das ameaças os trabalhadores da educação, em greve há um mês, têm-se mantido firmes na luta em defesa da educação, realizando mobilizações e manifestações em todo estado, especialmente na capital: assembleias, ocupações da SEEC e Governadoria, manifestações de rua, panfletagens, além de novas mobilizações que estão sendo marcadas para as próximas semanas, tanto na capital como no interior. Diante do descaso desse governo que não cumpre o que promete, pedimos a solidariedade de tod@s à nossa causa!
Por tudo isso, reafirmamos:

“A luta continua companheir@s por uma educação pública de qualidade! Vamos em frente. O momento não dá margem a tergiversação. A vitória pode está na próxima curva!”

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

ROSALBA É CONDENADA POR IMPROBIDADE 
Justiça deferiu pedido do Ministério Público que enunciou a contratação irregular de funcionários públicos
Por Leonardo Dantas
Não está fácil a vida política da governadora Rosalba Ciarlini. Na terça-feira (25), enquanto o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) entrava com uma ação por improbidade administrativa contra a chefe do Executivo, o Diário Eletrônico da Justiça trazia uma condenção, também por improbidade, referente ao tempo em que ela comandou a Prefeitura de Mossoró.
Trata-se de uma ação movida em 2007, por denuncia de “contratação de pessoal para prestar serviço ao Município [Mossoró] sem a deflagração do devido concurso público, em situações que não caracterizam necessidade temporária de excepcional interesse público, contrariando, (…) a Constituição Federal”, entre os anos de 1997 e 2004.
A sentença é assinada pelo juiz Airton Pinheiro, titular da Vara da Fazendo Pública de Mossoró, o qual condenou Rosalba ao “pagamento de multa civil no valor de R$ 30.000,00 (trinta mil reais); proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de 03 (três) anos (…) e ao pagamento das custas processuais”.
A decisão em 1º grau ainda cabe recurso no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte dentro dos prazos previstos na lei.

        (Atualizado em 26 de fevereiro às 11:47)

Corte de Ponto


SINTE-RN vai entrar na justiça contra os responsáveis pelo corte ilegal do ponto dos grevistas

O Sinte-RN vai recorrer à Justiça caso o Governo Rosalba cumpra a ameaça de corte de ponto anunciada na imprensa. Segundo a coordenadora geral do Sinte-RN, a medida mostra o grau de descompromisso do governo para com o cumprimento das leis do País. “O direito de greve é constitucional. Nenhum governante ou patrão pode rasgar a constituição ao seu bel prazer.
Fátima lembra que já existe uma Súmula Vinculante do Supremo Tribunal Federal que proíbe o desconto de salário por tratar-se de verba alimentícia. “É com este entendimento que a direção do SINTE vai ingressar, como substituto processual da categoria, em ação judicial para obrigar o estado a pagar os salários” esclarece Fátima Cardoso.
A medida surpreendeu o Sindicato pelo grau de fragilidade jurídica. “Ou governo está desesperado ou está muito mal assessorado juridicamente, já que nem mesmo pediu a ilegalidade da greve, um requisito básico para se tentar descontar os salários”, avalia Fátima.
A coordenadora lembra ainda que o corte de salários desobriga 90% da categoria a cumprirem os 200 dias letivos. “É tão absurdo esse corte de ponto que só pode ser uma medida política, travestida de jurídica. Seu único propósito é tentar minar a força da nossa greve. Não vai dar certo, vamos responder com mais luta ainda”, avisa Fátima. (Publicado em 25/02/2014 no site: www.sintern.org.br).
Os trabalhadores em educação encontram-se nesse momento reunidos (desde as 14:30 horas deste 26 de fevereiro) em assembléia geral da categoria no Winston Churchill, em Natal, e, logo mais à noite, haverá  assembleia da nossa Regional de Caicó no auditório do CDS. 



sábado, 22 de fevereiro de 2014


SINTE/RN convoca trabalhadores da rede estadual para Assembleia Geral



 CAICÓ: MOBILIZAÇÃO DE SÁBADO (22) PELA MANHÃ NO CRUZAMENTO DA AV. CEL. MARTINIANO COM AV. SERIDÓ

NOTA À POPULAÇÃO

Em mais uma assembleia, realizada na manhã desta sexta-feira (21 de fevereiro), os trabalhadores em educação do RN decidiram pela continuidade da greve, decisão ratificada pela Regional de Caicó do SINTE/RN, em assembleia realizada no auditório do CDS. Não se acredita mais neste governo! Os acordos firmados em fevereiro e agosto do ano passado (2013) não foram cumpridos e o governo ainda tem a cara de pau de dizer que não há motivos para greve. Dessa vez, a promessa de enviar para a Assembleia Legislativa até a última quinta-feira os Projetos de Lei que contemplam reivindicações antigas da categoria também não foi cumprida.
Enquanto isso, em três anos do governo ROSALBA-DEM, a crise na Educação se aprofunda cada vez mais. As escolas da rede estadual continuam sucateadas e se deteriorando, o número de professores é insuficiente para a demanda, falta suporte pedagógico, os profissionais da educação estão insatisfeitos com os baixos salários e as péssimas condições de trabalho, “Fecham-se escolas e abrem-se presídios” ficando nossa juventude abandonada a mercê da violência.
Só em Caicó três importantes escolas fecham suas portas recentemente: Manoel Fernando Jorge, Iracema Trindade e Joaquim Apolinar. Para piorar teve a implantação inapropriada do sistema SIGEDUC que tem causado transtornos comprometido a autonomia das escolas.
Questionamos: Onde está o dinheiro arrecadado pelo Governo, através dos impostos pagos pelos contribuintes, que deveriam ser aplicados na educação?

Novas mobilizações estão sendo marcadas para a próxima semana, tanto em Natal como no interior do Estado. Pedimos a solidariedade de todos e todas para que os projetos de lei sejam enviados a Assembleia Legislativa. Temos dito: “Governo que não cumpre o que promete não merece o credito da população”. A luta continua companheir@s vamos à rua lutar por uma educação pública de qualidade!

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Após pressão do SINTE/RN, SEEC diz que projetos de lei serão protocolados nesta quinta-feira (20)

Após a direção do SINTE/RN pressionar, a SEEC prometeu que os projetos de lei da letra, da mudança do artigo 45 da lei do plano de carreira e a lei do porte das escolas e gratificações dos diretores e vices-diretores serão protocolados nesta quinta-feira (20). Já a correção salarial de 8,32% prometida para este mês de fevereiro permanece sem previsão.

Na terça (18) e nesta quarta-feira (19), a direção do SINTE/RN e a base da categoria compareceram ao Centro Administrativo do RN. Segundo a coordenadora geral Fátima Cardoso, em uma verdadeira maratona, os trabalhadores em educação percorreram a SEEC, a Governadoria, a Secretaria da Administração e outras secretarias em busca de informações e providências sobre os acordos firmados em reunião na última quinta-feira (13), entre Sindicato e Secretaria.
Fonte: SINTE/RN

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Direção do SINTE/RN acompanha procedimentos para protocolo de projetos de lei

Conforma deliberado na Assembleia desta segunda-feira (17), a direção do SINTE/RN acompanhará os passos do Governo durante a terça, quarta e quinta-feira ( 18, 19 e 20) para protocolar os projetos de lei da letra, da mudança do artigo 45 da lei do plano de carreira e a lei do porte das escolas e gratificações dos diretores.

O Sindicato também buscará informações sobre o protelado desconto dos grevistas, a grade curricular, o pagamento do 1/3 de hora atividade, as licenças, entre outros pontos.
Fonte SINTE/RN

Em assembléia, Regional de Caicó decide continuar em greve

Os Trabalhadores em Educação da Regional de Caicó decidiram, em assembleia realizada na tarde desta terça-feira (18), pela continuidade da greve.

Uma nova assembleia da rede estadual em Caicó está marcada para a próxima sexta-feira (21), às 18h30, no Salão de Eventos do CDS (antiga prevocacional).

ASSEMBLEIA REGIONAL EM CAICÓ

Conforme deliberações da assembleia estadual, realizada no dia 17-02-14 (segunda-feira) em Natal, a Regional do SINTE de Caicó, realizará neste dia de hoje (terça-feira), 18-02-14, a partir das 15 horas, no salão do CDS sua quarta assembleia extraordinária, para discutir os rumos da greve da educação deflagrada no último dia 28-01-14.
VENHA PARA NOSSA LUTA, ELA TAMBÉM É SUA!

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014


Trabalhadores em educação decidem: greve continua

Os trabalhadores em educação decidiram, em assembleia realizada na tarde desta segunda-feira (17), na E. E.Winston Churchill, pela continuidade da greve. Também foi decidido que na manhã desta terça-feira (18), a direção do SINTE/RN e a base da categoria vão comparecer a SEEC. O objetivo é pressionar a secretaria para que as promessas firmadas durante a reunião na última quinta-feira (13), entre Sindicato e a chefia de gabinete da SEEC, sejam cumpridas, além da busca de novos avanços.

A greve também está na rua!

Em seguida, foi realizada uma passeata de protesto em direção a Assembleia Legislativa do RN. A manifestação desta segunda-feira juntamente com a grande marcha pela educação, realizada na última sexta-feira (dia 14/02), consolida a nova fase de crescimento do movimento que ganha força a cada dia recebendo apoio popular e ocupando as ruas.  Uma nova assembleia geral da rede estadual está marcada para a próxima sexta-feira (21), às 8:30 horas, na E.E. Wiston Churchill. Lembrando que na próxima terça-feira (dia 18/02), a Regional de Caicó, estará realizando uma assembleia geral a partir das 15:00 horas no auditório do CDS.







Após pressão da greve, chefe de gabinete da SEEC recebe comissão do SINTE-RN e acena com diálogo

Pela primeira vez nesta greve, um representante do Governo do Estado recebeu os representantes do SINTE-RN para um diálogo. Na última quarta-feira (12), uma comissão foi recebida pela chefe de gabinete da secretaria, uma vez que a titular da pasta não estava na SEEC.
Para a coordenadora do SINTE-RN, Fátima Cardoso, a audiência foi produtiva, pois o governo entendeu que precisará atender à pauta de reivindicações para que o ano letivo comece.
Veja abaixo os itens discutidos:
1) Envio do projeto de lei que trata dos portes das escolas e as gratificações de diretores e vice-diretores: A chefe de gabinete da SEEC disse que até a próxima terça-feira (18), esta lei será protocolada na Assembleia Legislativa;
2) Projeto de Lei que trata de modificar o texto da lei complementar 322/2006 : Plano de Carreira que passará a ter a seguinte redação “ A promoção nos níveis da carreira efetivar-se-á na classe da mesma denominação do nível anteriormente ocupado para o professor e o especialista em educação”.
Em resumo, esse texto diz que por ocasião da promoção vertical o educador fica na letra em que se encontra. Exemplo do nível médio está na letra “E” quando passa para nível superior voltam as letras para o salário imediatamente superior. A chefe de gabinete pediu até o dia 20 para que o governo protocole na Assembleia Legislativa esta modificação na lei;
3) Projeto de lei da letra: A SEEC informou que este projeto será protocolado na Assembleia legislativa até o dia 18 deste mês. A direção do SINTE/RN indagou sobre o efeito retroativo. A resposta recebida é de que se refere a janeiro de 2014;
4) Projeto de lei que trata do abono ou gratificação para os funcionários: a secretaria solicitou que o SINTE/RN formalize a proposta mais uma vez. A chefe de gabinete da SEEC prometeu que assim que a proposta chegar será convocada em 48 horas uma reunião para fazer os devidos encaminhamentos;
5) Pagamento do 1/3 de hora atividade para quem não recebeu: A chefe de gabinete disse não ter essa informação devido sua ausência na SEEC por motivo de saúde. Ela (chefe de gabinete da SEEC) disse que irá conversar com a coordenadora dos Recursos Humanos e até o dia 20 terá um quadro detalhado dos que tem direito a esse pagamento. Prometeu entregar ao Sindicato a relação dos que não têm direito, disse ainda que terá um posicionamento acerca do pagamento;
6) Convocação de concursados: A chefe de gabinete da SEEC ratificou a prorrogação do concurso. Também tratou do conceito de concursados e classificados e afirmou que até o final de março estará dando uma posição de quantos serão convocados. Afirmou que ainda na gestão Rosalba será realizado concurso público para os componentes curriculares que não tem mais concursados, classificados do último certame;
7) Os diretores do SINTE/RN perguntaram se o governo estava dando a bolsa transporte para os profissionais de deslocamento no pólo para cidades mais distantes. A SEEC informou que o gabinete autorizou desde 2013 a concessão dessa bolsa e que neste ano já está autorizada;
8) Grade curricular do Noturno: A direção do Sindicato solicitou que seja rediscutida a questão das cinco aulas do turno noturno.
Também foi exigido o direito destes profissionais terem o 1/3 de hora atividade. Entretanto, esta questão ficou pendente. A SEEC pediu tempo para se inteirar sobre o assunto para que depois possa dialogar com o SINTE/RN;
9) Ensino médio inovador e o direito ao 1/3 de hora atividade: Os sindicalistas informaram a secretaria que estes profissionais estão sem a hora atividade, devido a interpretação que as 04 horas de projetos já responde a essa demanda;
10) Decreto que proíbe as licenças: Sobre este ponto a chefe de gabinete respondeu que o decreto será revogado em parte, disse ainda que o governo terá as seguintes prioridades para conceder as licenças.
A- Para quem ingressou com pedido e está prestes a se aposentar,
B- Licenças para mestrado e Doutorado- Serão concedidas aos profissionais que estão fazendo seus estudos na UERN, IFRN, URFN. Para os profissionais do Profa letras, o SINTE/RN pode enviar os nomes dos que já fizeram sua solicitação diretamente para a mesma.
Fonte: http://www.sintern.org.br/noticias (acesso em 17/02/2014)

domingo, 16 de fevereiro de 2014

Educadores em greve realizam marcha em defesa da educação

Em greve desde o dia 28 de janeiro os trabalhadores em educação da Rede Estadual de ensino do RN realizaram, na tarde da última sexta-feira (dia 14/02), em Natal, uma marcha em defesa da educação pública de qualidade, protestando contra a quebra do acordo por parte do governo Rosalba firmado com a categoria no ano passado (2013), manifestação promovida pelo SINTE/RN.

Os trabalhadores, que se concentraram em frente ao Shopping Center Midway, saíram em caminhada pela Av. Senador Salgado Filho conduzindo, faixas, bandeiras, cartazes, carro de som e banda marcial, com destino à sede da Secretaria Estadual de Educação (SEEC). Além de professores e funcionários o movimento contou ainda com a adesão de estudantes que participaram da marcha em solidariedade ao movimento grevista. 
Juntamente com as falas dos sindicalistas, que se reversavam na condução do movimento, ouvia-se o coro de inflamadas palavras de ordens e de apitos e por onde passavam os educadores recebiam o apoio popular de trabalhadores, transeuntes e ocupantes de veículos, estes se solidarizavam promovendo buzinaços. O encerramento da marcha ocorreu na entrada do Centro Administrativo com os pronunciamentos de lideranças sindicais e estudantes. 
A participação das caravanas de trabalhadores em greve vindas do interior, das regionais do SINTE, além da Grande Natal foi fundamental para o sucesso da manifestação. A regional de Caicó se fez presente com uma delegação de mais de dez trabalhadores.

A greve que se estende pela sua terceira semana mantêm-se forte desde o início de sua deflagração, no final de janeiro. Recentemente, o Governo tem acenado com possibilidade de negociação. Por isso, a Direção Estadual do SINTE/RN está convocando uma Assembleia Geral da categoria para a próxima segunda-feira (dia 17) a partir das 14:00 horas, na E.E Winston Churchill, em Natal, para deliberar sobre os rumos do movimento grevista. Após a assembleia os trabalhadores grevistas sairão em caminhada até a Assembléia Legislativa. Na Regional de Caicó a Assembleia ocorrerá no dia seguinte, terça-feira (dia 18) a partir das 15:00 horas, no auditório do CDS.

sábado, 15 de fevereiro de 2014

Carta aos profissionais da educação

Caro(a) colega,
Se me permite, gostaria de iniciar esta carta lhe pedindo um minuto para pensar. Pensar nos seus objetivos, nos sonhos pessoais e familiares que deveriam se tornar realidade a partir da profissão que você escolheu. Quantos foram realizados? Quantos ainda estão aguardando parados no tempo?
Sabemos o quanto é alta a muralha que nos impede de alcançarmos esses objetivos. E sabemos que os salários de miséria são os principais empecilhos para essas conquistas. Hoje, nosso piso salarial é 50% menor do que o de qualquer outra categoria com a mesma formação intelectual.
Ganhamos pouco, desrespeitosamente pouco!
Mas não é só isso. Também nos são negados direitos trabalhistas, como promoções e licenças; nossa carreira é truncada para que não recebamos o que nos é de direito; corremos riscos que vão desde a falta de segurança nas escolas até tetos que desabam.
Agora, compare o seu salário e o seu ambiente de trabalho com o de qualquer outro profissional que estudou o mesmo que você. Profundamente injusto, não?
Muitos não suportam essa condição e desistem: pesquisa realizada em São Paulo, aponta que a cada ano 3 mil educadores abandonam a profissão. Outros abandonam a vocação antes mesmo de entrar: dados da Fundação Carlos Chagas revelam que hoje apenas 2% dos alunos querem entrar na carreira do magistério.
Mas o governo Rosalba, através da Secretaria de Educação, diz que não há motivo para greve. Aponta até um reajuste de 91%, fruto de uma engenhosa matemática que volta ao passado em três anos e usa como base os salários mais elevados do meio para o fim da carreira docente. Esconde que o reajuste salarial no ano passado foi de apenas 7,97%, mas que poderia ter sido de 100% e mesmo assim ainda teríamos que estar lutando para eliminar o profundo fosso que nos separa da dignidade profissional já alcançada por outras categorias.
Então, hoje restam duas opções: desistir ou lutar! Participar da greve é a escolha dos que não desistem, dos que não abrem mão dos seus objetivos. Não participar é como desistir. Mesmo que apenas por dentro.
Se você já está em greve Parabéns! Participe das atividades e se mantenha informado das de luta através dos meios de comunicação do Sindicato. Se não entrou ainda, a hora é essa! Sabemos que o ideal era termos essa conversa pessoalmente mas isso não é possível. Os diretores do SINTE/RN estão sendo perseguidos. A Secretaria de Educação tirou nossa disponibilidade. Mas sua participação é muito importante. Sem ela ficamos fracos e precisamos de toda força para vencer esse adversário que impede a realização do nossos sonhos.
Receba meu abraço fraterno e vamos à luta!

Professora Fátima Cardoso

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

GOVERNO ACENA COM DIÁLOGO

13/02/2014 Greve

Chefe de Gabinete da Secretaria recebe comissão do SINTE-RN

Pela primeira vez nesta greve, um representante do Governo do Estado recebeu os representantes do Sinte-RN para um diálogo. Na última quarta-feira (12), uma comissão foi recebida pela chefe de gabinete da secretaria, uma vez que a titular da pasta não estava na SEEC.
Para a coordenadora do Sinte-RN, Fátima Cardoso, a audiência foi produtiva, pois o governo entendeu que precisará atender à pauta de reivindicações para que o ano letivo comece.
 Veja abaixo os itens discutidos:
1) Envio do projeto de lei que trata dos portes das escolas e as gratificações de diretores e vice-diretores: A chefe de gabinete da SEEC disse que até a próxima terça-feira (18), esta lei será protocolada na Assembleia Legislativa;
2) Projeto de Lei que trata de modificar o texto da lei complementar 322/2006 : Plano de Carreira que passará a ter a seguinte redação “ A promoção nos níveis da carreira efetivar-se-à na classe da mesma denominação do nível anteriormente ocupado para o professor e o especialista em educação”.
Em resumo, esse texto diz que por ocasião da promoção vertical o educador fica na letra em que se encontra. Exemplo do nível médio está na letra “E” quando passa para nível superior voltam as letras para o salário. A chefe de gabinete pediu até o dia 20 para que o governo protocole na Assembleia Legislativa esta modificação na lei;
3) Projeto de lei da letra: A SEEC informou que este projeto será protocolado na Assembleia legislativa até o dia 18 deste mês. A direção do SINTE/RN indagou sobre o efeito retroativo. A resposta recebida é de que se refere a janeiro de 2014;
4) Projeto de lei que trata do abono ou gratificação para os funcionários: a secretaria solicitou que o SINTE/RN formalize a proposta. A chefe de gabinete da SEEC prometeu que assim que a proposta chegar será convocada em 48 horas uma reunião para fazer os devidos encaminhamentos;
5) Pagamento do 1/3 de hora atividade para quem não recebeu: A chefe de gabinete disse não ter essa informação devido sua ausência na SEEC por motivo de saúde. Ela (chefe de gabinete da SEEC) disse que irá conversar com a coordenadora dos Recursos Humanos e até o dia 20 terá um quadro detalhado dos que tem direito a esse pagamento. Prometeu entregar ao Sindicato a relação dos que não têm direito, disse ainda que terá um posicionamento acerca do pagamento;
 6) Convocação de concursados: A chefe de gabinete da SEEC ratificou a prorrogação do concurso. Também tratou do conceito de concursados e classificados e afirmou que até o final de março estará dando uma posição de quantos serão convocados. Afirmou que ainda na gestão Rosalba será realizado concurso público para os componentes curriculares que não tem mais concursados, classificados do último certame;
7) Os diretores do SINTE/RN perguntaram se o governo estava dando a bolsa transporte para os profissionais de deslocamento no pólo para cidades mais distantes. A SEEC informou que o gabinete autorizou desde 2013 a concessão dessa bolsa e que neste ano já está autorizada;
8) Grade curricular do Noturno: A direção do Sindicato solicitou que seja rediscutida a questão das cinco aulas do turno noturno.
Também foi exigido o direito destes profissionais terem o 1/3 de hora atividade. Entretanto, esta questão ficou pendente. A SEEC pediu tempo para se inteirar sobre o assunto para que depois possa dialogar com o SINTE/RN;
9) Ensino médio inovador e o direito ao 1/3 de hora atividade: Os sindicalistas informaram a secretaria que estes profissionais estão sem a hora atividade, devido a interpretação que as 04 horas de projetos já responde a essa demanda;
10) Decreto que proíbe as licenças: Sobre este ponto a chefe de gabinete respondeu que o decreto será revogado em parte, disse ainda que o governo terá as seguintes prioridades para conceder as licenças.
A- Para quem ingressou com pedido e está prestes a se aposentar,
B- Licenças para mestrado e Doutorado- Serão concedidas aos profissionais que estão fazendo seus estudos na UERN, IFRN, URFN. Para os profissionais do Profa letras, o SINTE/RN pode enviar os nomes dos que já fizeram sua solicitação diretamente para a mesma.
FONTE: www.sintern.org.br
Hoje, 14-02-14, a Regional do SINTE de Caicó enviou uma Caravana a Natal, para participarem de uma caminhada e um ato público em frente a Governadoria.
Comunicamos ainda que dia 18-02-14, a partir das 15 horas, no salão do CDS, a Regional estará realizando uma nova assembleia geral para discutir os rumos da greve. Todos os trabalhadores em educação convidados. 

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014


EDITAL DE CONVOCAÇÃO

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Estado do Rio Grande do Norte (SINTE/RN), Regional de Caicó, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, convoca todos os Trabalhadores em Educação do Município de Jardim de Piranhas a participar de uma Assembleia Geral Extraordinária da categoria, que acontecerá no próximo dia 13 de fevereiro de 2014 (quinta-feira), a partir das 14:30 horas, na Escola Estadual Machado de Assis, neste município, para deliberar sobre a seguintes PAUTA:

I - Informes:

ü Greve dos Trabalhadores da educação do Estado;
ü Aplicação do 1/3 de hora-atividade no município;
ü Eleição da nova Diretoria do Núcleo Municipal de Jardim de Piranhas do SINTE/RN;

II - Reformulação do Plano de Carreira do Magistério;

III - Informações da Assessoria Jurídica da Regional de Caicó do SINTE/ RN sobre as AÇÕES JUDICIAIS referentes à aplicação do 1/3 de hora-atividade, progressão e promoção vertical;

IV – Encaminhamentos.

Jardim de Piranhas/RN, 11 de fevereiro de 2014.

HUGO MARTINS DE SOUZA
Coordenador Geral da

Regional do SINTE/RN de Caicó

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

HUMOR


A GREVE continua em defesa da educação pública e contra o autoritarismo e o desrespeito do governo Rosalba

Em assembleia realizada na tarde desta terça-feira (11), os trabalhadores em educação da rede estadual em Caicó/RN decidiram manter a greve até que o governo cumpra com suas responsabilidades.
“Até o SINTE/RN e a categoria comunicarem o encerramento da paralisação, o movimento está mantido e continuará somando forças em defesa da educação pública e contra o autoritarismo e o desrespeito do governo Rosalba”.


segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Trabalhadores da rede estadual decidem continuar em greve

Em assembleia geral realizada na manhã desta segunda-feira (dia 10/02), na Escola Estadual Winston Churchill, em Natal, os trabalhadores em educação da rede estadual deliberaram pela continuação da greve. 
A assembleia teve início às 9:30 horas, sendo presidida pela Prof. Fátima Cardoso (Coordenadora Geral do SINTE/RN) que iniciou informando que "apesar da greve a SEEC até o presente momento ainda não havia se sensibilizado nem sinalizado para um possível diálogo com a categoria". 
Em seguida, foi feito um balanço geral da greve, tanto na capital e no interior, com informes das regionais do sindicato espalhadas pelo Estado, constando-se um importante crescimento e fortalecimento do movimento, cuja paralisação em mais de 90% das escolas em todo Estado.
Ao final, a assembleia aprovou um plano de lutas para esta semana, através de realização de marchas, mobilizações nas escolas, divulgação em carros de som, uso estratégico das mídias eletrônicas (rádio, televisão e nas redes sociais da internet).
A Regional de Caicó do SINTE/RN comunica a todas e a todos trabalhadores que na próxima terça-feira (dia 11/02) haverá uma assembleia da rede estadual, a partir das 15:00 horas, no Auditório do CDS para deliberar sobre os rumos do movimento grevista.
Comunicamos ainda que próxima sexta-feira (a partir das 8:00 h) sairá um veículo de transporte coletivo com destino à capital (Natal/RN) afim de participar da importante manifestação de rua a ser realizada à tarde, constando de caminhada de protesto pelas ruas. Quem deseja participar do evento favor entrar em contato com a nossa regional (fone: 3417-2465). 
Orientamos aos colegas internautas que divulguem os eventos nas redes sociais da internet e confeccionem cartazes, faixas, bandeiras de protestos, etc., com as reivindicações da categoria a serem utilizados nas mobilizações de rua.

PROGRAMAÇÃO DAS MOBILIZAÇÕES DA SEMANA:
  • Quarta-feira (dia 12): realização de uma marcha (ou “Rolezinho”) pela educação com concentração à partir das 7:30 na praça Cívica e saída às 8:00 horas com destino à SEEC;
  • Sexta-feira (dia 14): realização de uma grande mobilização (marcha) de rua com concentração à partir da 15:00 horas em frente ao Shopping Center Midway e saída às 15:30 com destino à Secretaria Estadual de Educação (SEEC).
  • Segunda-feira (dia 17): 
  • Manhã: Reunião da diretoria do SINTE/RN para avaliar o movimento (a greve); e, 
  • Tarde: Assembleia, a partir das 14:30 h, na Escola Estadual Winston Churchill e passeata pelo centro da cidade .


sábado, 8 de fevereiro de 2014

TRIBUTO À ESCOLA PREVOCACIONAL DE CAICÓ
(Por: Hugo Martins de Souza)

"Sete quedas por nós passaram,
e não soubemos, ah, não soubemos amá-las,
e todas sete foram mortas,
e todas sete somem no ar,
sete fantasmas, sete crimes
dos vivos golpeando a vida
que nunca mais renascerá.” 

(Carlos Drummond de Andrade)

As belas palavras do saudoso poeta Drummond faz-nos refletir: Até quando permaneceremos passivos vendo nossas escolas serem fechadas e presídios serem erguidos? Quantas Escolas sumiram no ar! A Escola Prevocacional de Caicó, escola de minha infância, fechou suas portas há alguns anos quanta tristeza! Somam-se a ela as escolas estaduais Joaquim Apolinar, Manoel Fernando Jorge e a Iracema Trindade que foram fechadas recentemente pelo atual Governo do RN. Quantas ainda serão fechadas? Enquanto isso, assistimos aos vergonhosos recordes nos índices de violência em nosso Estado que vitima principalmente a juventude. Se nada fizermos só restarão presídios, ou quem sabe a Casa Verde do romance o Alienista de Machado de Assis, a nos abrigar.

INFORMES

*ASSEMBLEIA EM NATAL SEGUNDA-FEIRA (10/02/2014) ÀS 08:30H NO Winston Churchill.
*ASSEBLEIA REGIONAL AQUI EM CAICÓ TERÇA-FEIRA (11/02/2014) ÀS 15:00H NO SALÃO DE EVENTOS DO CDS, ANTIGA PREVOCACIONAL.

Sem estrutura, escolas só teriam condições de iniciar ano letivo no final de fevereiro

Mesmo se a categoria não tivesse deflagrado greve na rede estadual, várias escolas não teriam condições de iniciar o ano letivo em 28 de janeiro, como previa o calendário da SEEC. O motivo é a falta de professores e suporte pedagógico, além das péssimas condições físicas e estruturais para receber os alunos. A data provável para o início das aulas era 24 de fevereiro.
Essa é a realidade de vários estabelecimentos de ensino, alguns deles em São José de Mipibu e Nísia Floresta, municípios próximos à capital do estado. A região de Canguaretama, São Tomé e João Câmara são exemplos do calendário escolar desarticulado pelo governo do estado.
Esse é o retrato das escolas da rede estadual que a secretária Betânia Ramalho insiste em dizer que está às mil maravilhas.


quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014


REFLEXÃO POÉTICA DE UM PROFESSOR

(De: Professor Severino Ramos)

O governo de Rosalba
Não passa de encenação
Maqueia toda verdade
Sobre nossa educação
Todo tijolo que cai
Destrói uma geração.

A greve vai começar
Pelo bem da educação
Não existe outra saída
Pra nossa agremiação
Ou senão vamos esperar
Uma outra encarnação.

O professor está cansado
De tanta bifurcação
O governo já demonstrou
Não ter uma direção
O que diz não se escreve
Não merece louvação.

Plano, carreira e salário
Foi mais uma gozação
O vento dessas promessas
Não passou de um furacão
Arrasando os nossos sonhos
E toda corporação.

Toda greve deflagrada
O governo entra em ação
Convoca a promotoria
Pra decidir a questão
A falta de compromisso
E o fim da educação.

Governo e promotoria
Tem um quê de comunhão
Quando um toca o outro afina
No mesmo diapasão
A educação descarrilhada
Descendo na contramão.

Todo professor exerce
A mais nobre profissão
Médico, juiz, promotor
Passaram por suas mãos
Quanto a questão do salário
Não me pergunte a razão.

Foi a Arena das Dunas
Que chamou mais a tenção
Gastou-se muito dinheiro
E faltou para a educação,
Nunca foi prioridade
Viva a nossa SELEÇÃO.

São Gonçalo Aeroporto
Onde se baixa avião
Ele baixou mais subiu
Levando nosso milhão
E o resto que sobrou
Ficou para o mensalão.

Ignorância é a trave
E a cegueira da visão
Por isso não se investe
Numa boa educação
Ela é muito perigosa
Compromete uma eleição.

Um pais que tem futuro
E um foco de visão
Segue o exemplo de líderes
Coreia, China e Japão
Valorizando o seu povo
Por meio da educação.

A educação é a chave
Pra nossa libertação
O farol dos marinheiros
Na imensa escuridão
A ponte que liga a vida
Pra uma nova nação.

Pra se votar num político
Não precisa discussão
Depois de uma chapa pronta
É só número e marcação
O imbecil que vai votar
Não precisa de lição.

Depois que forem eleitos
Vem aquela animação
A festa será regada
Com whisky e camarão
O pobre desconfiado,
Cachaça pura e limão.

Meus queridos professores
Colegas de profissão
Vamos unir nossas forças
Para vencer o dragão
Um enxame de abelhas
Prolifera o seu ferrão.

A minha ética filosófica
Nesta longa explicação
Um poema muito simples
Pra uma reflexão
Deste humilde professor
Que se orgulha da função.

Desculpe minha ousadia
Do poema ou do refrão
Pois eu nunca fui poeta
Professor por vocação
No entanto esse salário
Nos mata do coração.


Natal, 25de janeiro de 2014