Pesquisar este blog

segunda-feira, 31 de março de 2014


Você conhece a história de Mónica Ertl, a mulher que vingou Che Guevara?

Mônica é filha de um dos grandes propagandistas do nazismo, Hans Ertl, que por muito tempo foi conhecido como o “fotógrafo de Hitler”. Ela nasceu em Munique, em 1937, mas nos anos 1950 foi viver na Bolívia, para onde seu pai havia fugido depois da queda do Terceiro Reich. Criou-se num círculo fechado de racismo e violência, no qual brilhavam o seu pai e outro sinistro personagem a quem ela chamava de “tio”, e que não era outro senão Klaus Barbie, “o carniceiro de Lyon”.
Essa jovem e bela alemã cresceu nesse ambiente, dedicando-se a mesma profissão do seu pai: era fotógrafa e camarógrafa. Mas, tudo mudou no final dos anos 1960, quando tomou conhecimento da proposta de Che Guevara naquele país, e acompanhou todo o episódio de sua morte na selva boliviana. O assassinato do guerrilheiro argentino provocou um rompimento de Mônica com suas raízes e num giro de 180 graus ela acabou militando nas fileiras do Exército de Libertação Nacional, o grupo guerrilheiro formado pelo próprio Che. Depois de viver na Alemanha ela acabou voltando para La Paz onde conheceu e se apaixonou por Osvaldo Peredo, irmão do então líder do ELN, que também era militante.

Pois é ela que, em 1971, cruza o Atlântico, volta para a terra natal, Alemanha, e lá, na cidade de Hamburgo, executa pessoalmente, com três tiros de uma pistola Colt 38, o cônsul boliviano daquela cidade. E quem era esse cônsul? Nada menos do que o coronel Roberto Quintanilla, o homem responsável pelo ultraje final a Guevara: a amputação de suas mão. Ela havia percorrido mais de 20 mil quilômetros, desde a cordilheira dos andes até Hamburgo para justiçar o militar.
Assim narra Jurgen, aquele dia especial. “Hamburgo, Alemanha, eram nove e quarenta da manhã do dia primeiro de abril de 1971. Uma bela e elegante mulher, de profundos olhos cor de céu entra no escritório do cônsul da Bolívia e espera pacientemente ser atendida. Enquanto aguarda, olha indiferente os quadros que adornam as paredes. Roberto Quintanilla, cônsul boliviano, vestido elegantemente com um traje de lã escuro, aparece e a cumprimenta, bastante impactado pela beleza da mulher que diz ser australiana e que há poucos dias havia pedido uma entrevista. Por um instante fugaz, ambos se encontram frente a frente. A vingança então aparece encarnada no rosto feminino e atrativo. A mulher, de beleza exuberante, o olha fixamente nos olhos e sem dizer palavra extrai um revólver e dispara três vezes. Não houve resistência, nem luta. Os impactos deram na parede. Na fuga, ela deixou para trás a peruca, o Colt 38 e um pedaço de papel no qual se lia “Vitória ou morte. ELN”.

Depois de matar Quintanilla, Mônica foi alvo de uma feroz caçada pelas forças de segurança bolivianas, que atravessou países e mares, e só terminou quando a jovem finalmente caiu morta em uma emboscada montada justamente pelo seu “tio”, o sanguinário Barbie, no dia 12 de maio de 1973, em La Paz. Mônica tinha 35 anos e seu corpo nunca foi encontrado.
Essa história incrível e aventurosa é contada pelo jornalista Jürgen Schreiberm, e faz parte da história de nuestra América. Monica Ertl. Presente.



domingo, 30 de março de 2014


“PRA NÃO DIZER QUE NÃO FALEI DAS FLORES”

(Por: Hugo Martins)

Com este sugestivo título, de uma bela música de protesto dos anos 60, de Geraldo Wandré, iniciamos este artigo. 
Hoje, 31 de março de 2014 (50 anos do Golpe Militar de 1964), dia em que as forças mais reacionárias do país, associadas ao imperialismo norte-americano, maquinara e detonara uma triste página na história política brasileira, derrubando um governo eleito democraticamente pelo povo, João Goulart, e impondo uma Ditadura Militar sanguinária, ditadura dos quartéis e dos generais, a ditadura do terror que cerceou a democracia e impôs um regime de perseguições políticas, violência branca institucionalizada contra o povo. Neste dia histórico os trabalhadores em educação do RN, constatam que o autoritarismo ainda prevalece como prática recorrente do Governo do Estado norte-riograndense.
O (Des)Governo Rosalba desafia a justiça e, mais uma vez, utilizando-se da arrogância e da prepotência tem punido, perseguido e massacrado os trabalhadores e trabalhadoras em educação que não se curvara e foram à luta e impingiram uma derrota ao Governo através de uma greve vitoriosa. Inconformado com a derrota o Governo recorreu mais uma vez ao autoritarismo cortando ilegalmente os salários de março dos educadores grevistas, a exemplo do que fizera no mês anterior (fevereiro).
A ilegalidade da medida do Governo Rosalba foi denunciada no sábado (dia 29 de março) por trabalhadores e trabalhadoras em educação de Caicó e Jardim de Piranhas prejudicados, durante a apresentação do Programa semanal da Regional de Caicó do SINTE/RN, “Educação em Destaque”, na Rádio Rural – AM.
A medida reacionária e revanchista do Governo Rosalba contra @s trabalhadores(as) grevistas visando punir, perseguir e massacrar àqueles(as) que conscientemente tiveram a coragem de lutar, conquistando avanços trabalhistas importantes para toda categoria e para a educação pública do nosso estado. 
Os avanços e conquistas somente foram possíveis graças a atuação conscientemente, à obstinação e determinação da categoria no exercício democrático do direito constitucional de recorrer à greve como arma de luta contra o descaso de um governo (Rosalba) que sucateou a educação pública do RN e que, vergonhosamente, figura entre os mais baixos salários pagos aos professores em todo país. 
A abominável medida punitiva do governo Rosalba contra @s trabalhadores(as) atingiu, em março, educadores de uma escola de Angicos e, principalmente, de escolas Caicó e da Escola Estadual Amaro Cavalcanti em Jardim de Piranhas, fato que comprova, caracteriza e tipifica a prática da perseguição política por parte da Direção da 10ª DIRED, sediada em Caicó.
Afirmamos que o corte nos salários dos servidores ocorrido após a decretação da suspensão da greve é mais uma medida autoritária, antidemocrática e ilegal de Rosalba Ciarlini e Betânia Ramalho, contrariando, mais uma vez, a determinação judicial do TJ/RN, expedida no dia 12 de maço, que determinou o pagamento dos valores descontados nos salários dos grevistas no prazo de cinco dias úteis (esgotados desde o dia 21/03), acatando o pedido de liminar impetrado pelo SINTE-RN, sob pena de pagamento de multa indenizatória diária de R$ 1.000.00 (um mil Reais) à Secretária de Educação.
Entretanto, como sabemos, no dia 20 de maio último, o Governo recorreu contra a decisão do TJ/RN, que obrigava o Estado a devolver os salários ilegalmente descontados, através de uma medida protelatória (recurso) junto ao Supremo Tribunal de Justiça (STF).
O governo nunca deveria ter cortado o salário d@s trabalhadores(as), já que as aulas não ministradas durante o período de greve precisam ser repostas para que os alunos não sejam prejudicados, uma vez que “sem reposição do desconto ilegal não haverá reposição de aulas”. Os profissionais da educação que tiveram seus salários descontados ilegalmente pelo Governo ficam, dessa maneira, desobrigados a repor as aulas até que a determinação judicial seja cumprida.
Por outro lado, o desconto nos salários dos grevistas é, do ponto de vista trabalhista e humanitário, uma medida antiética e imoral que não tem qualquer fundamentação ou sustentação jurídica, em se tratando de verba alimentícia que garante o sustento familiar, não podendo, dessa maneira, ser simplesmente cortado pelo Governo.
Portanto, orientamos a tod@s os servidores(as) prejudicad@s a enviar cópia de contracheque de fevereiro e/ou março, comprobatório(s) do(s) desconto(s) ilegais à sede do SINTE/RN (ou das Regionais), ou enviá-lo via e-mail (pelo site: sinte_rn@hotmail.com) para que se possa tomar as medidas judiciais cabíveis.
“Força meus amigos, pois, temos que celebrar a vida!”, exorta o companheiro Ronaldo Carlos. Nossa vitória só será plena quando cada um(a) d@s companheir@s trabalhadores(as) em educação, que tiveram seus salários descontados ilegalmente por este Governo fascista, seja ressarcido(a). A luta continua nos tribunais. A vitória definitiva não tardará! Confiamos na justiça e na providência divina de que o Governo será fatalmente derrotado outra vez.























sexta-feira, 28 de março de 2014



SINTE contrata escritório de advocacia em Brasília para defender os professores vítimas do corte ilegal do ponto ilegal durante a greve

O SINTE/RN está contratando um escritório de advocacia em Brasília para defender os professores vítimas do desconto ilegal nos salários durante a greve. Trata-se do mesmo escritório que ganhou a ação de implantação do terço de hora/atividade na rede estadual.
A medida é uma resposta ao governo Rosalba, que entrou, na semana passada, com uma ação judicial no Supremo Tribunal Federal, tentando anular a sentença do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, que determinou a devolução do desconto indevido.
Segundo a coordenadora geral do SINTE/RN, professora Fátima Cardoso, o Sindicato não vai medir esforços na defesa dos educadores. “A maioria da assembleia entendeu que a continuidade da greve não era a melhor forma de defender as vítimas da ilegalidade do governo Rosalba, a luta foi transferida para a instância jurídica e o Sinte-RN, não vai poupar recursos para isso”, ressaltou Fátima.
A assessoria jurídica do Sindicato vai acompanhar de perto todo o processo e está otimista. Para o advogado Odilon Garcia a possibilidade de decisão contrária aos interesses dos trabalhadores em educação é muito remota.
Já a diretora de assuntos jurídicos Vera Messias, lembra que a ação no STF não anula a determinação do TJ/RN. “Desde o último sábado (22), começo a valer a multa diária de mil reais a ser paga pessoalmente pela secretária de educação Betânia Ramalho”, disse.






Conquistas da categoria

A publicação no Diário Oficial do Estado do RN desta quinta-feira (27 de maço de 2014) de leis complementares ( n° 503, 504 e 505) sela as conquistas obtidas através da luta obstinada da categoria na Greve deflagrada no final de janeiro (dia 28) que se estendera até o dia 21 de março último, quando fora aprovada sua suspensão contra o descaso e a falta de compromisso do Governo Rosalba com os trabalhadores e com a educação pública do RN. A leis complementares publicadas foram as seguintes:

LEI COMPLEMENTAR QUE CONCEDE PROGRESSÃO

A Lei Complementar Nº 503 que concede progressão aos professores ou de especialistas da educação foi publicada no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (27), por meio de elevação para a Classe de Vencimento imediatamente subsequente. Excepcionalmente, essa progressão ocorrerá sem a avaliação de desempenho prevista na LC Nº 322/2006. As despesas decorrentes dessa implementação serão custeadas com recursos de dotação consignada à SEEC na Lei Orçamentária Anual (LOA).


LEI COMPLEMENTAR QUE ESTABELECE O PORTE DAS ESCOLAS E GRATIFICAÇÕES DOS DIRETORES

A Lei Complementar Nº 504 que estabelece novos critérios para a classificação das escolas da rede estadual de acordo com o porte e determina as funções gratificadas de diretor e de vice-diretor foi publicada nesta quinta-feira (27) no Diário Oficial do Estado. Essa é mais uma conquista da persistência e da luta da categoria.
De acordo com a lei, as escolas passam a ser classificadas com base no número de alunos matriculados em portes que variam de I a V. As 873 Funções Gratificadas de Direção de Estabelecimento de Ensino (FGDE) e as 420 Funções Gratificadas de Vice-Direção de Estabelecimento de Ensino (FGVDE) serão substituídas por 666 Funções Gratificadas de Diretor e 575 Funções Gratificadas de Vice-Diretor, distribuídas de acordo com o porte das Escolas.


LEI COMPLEMENTAR QUE REAJUSTA EM 8,32% OS SALÁRIOS DOS PROFESSORES E ESPECIALISTAS DA EDUCAÇÃO

Uma importante vitória a ser contabilizada pela categoria da rede estadual. A Lei Complementar Nº 505 que reajusta em 8,32% os vencimentos básicos dos cargos de professor e de especialista de educação foi publicada no Diário Oficial do Estado nesta quinta-feira (27).
Serão beneficiados com essa publicação os professores e especialistas cuja jornada de trabalho corresponda a trinta horas semanais e que desempenhem atividades de docência ou de suporte pedagógico à docência, compreendendo as funções educacionais de direção, administração, planejamento, inspeção, supervisão, orientação e coordenação. Para os professores e especialistas que exercem jornada de trabalho diferente de 30 horas semanais o cálculo será feto de forma proporcional, com base no valor da hora-aula.





Farda, mas não talha!

POR: PROF. RONALDO CARLOS

Para quem tinha alguma dúvida, o cenário diz tudo. O governo Rosalba Ciarlini, quando descontou os salários dos professores em greve, não queria apenas intimidar para que os grevistas voltassem às salas de aula, o que, na verdade, não conseguiu. Era massacre mesmo. Apelou e vai até às ultimas instâncias para não pagar. Se já não contava com o apoio e admiração da maioria da população potiguar, agora está cavando o próprio fosso. 
Políticos com semelhante comportamento sumiram do mapa, ninguém faz uma única referência, ninguém faz conta, como dizia minha mãe, a não ser os bajuladores de plantão. Não se elege mais o candidato que já exerceu mandatos não referendados pela população. É bom registrar que tais procedimentos não são assumidos isoladamente. Há toda uma equipe cumprindo ordens, aliás executadas por colegas que um dia retornarão aos seus lugares de origem. 
Segundo Almeida Prado, no seu livro "Um ourives das Palavras", quando voltamos, nos encontramos com nossa parte que ficou naquele lugar. Como deverá ser triste, voltar e encontrar companheiros perseguidos, agredidos, que tiveram negados seus direitos mais sagrados garantidos por lei. 
Mas, como diz o compositor Nelson Ned, "tudo passa, tudo passará". Na luta pela defesa do pagamento dos nossos salários descontados, o SINTE-RN se mantém diligente e vigilante com sua assessoria jurídica. E a luta continua!




sábado, 22 de março de 2014


“O QUE NOS DEVEM QUEREMOS EM DOBRO, QUEREMOS EM DOLLAR. O QUE NOS DEVEM QUEREMOS EM DOBRO, QUEREMOS AGORA!” 

Por: Hugo Martins de Souza

Com estas belas palavras de ordem dos Engenheiros do Hawaí, anunciamos que a greve da educação do RN foi suspensa! Retornaremos segunda-feira às salas de aula para, finalmente, iniciarmos o ano letivo de 2014, mas de cabeça erguida porque, diferentemente do Governo, temos compromisso com a educação pública e com nossos alunos. Sentimo-nos, assim como os garis do Rio de Janeiro, fortalecidos diante da maior e mais expressiva vitória da história de luta dos trabalhadores em educação do RN.
Lutamos contra a arrogância, a tirania, a prepotência, as ameaças, a punição ilegal, a violência, o descaso e a falta de compromisso do (Des)Governo Rosalba com a educação. Apesar das conquistas, (e foram tantas!) ainda não é tempo de comemorar. Nossa vitória não está plenamente consumada. Não descansaremos enquanto cada um dos 700 professores, que tiveram seus salários descontados ilegalmente por este governo fascista, seja ressarcido. A luta continua nos tribunais. A vitória definitiva não tardará! Não temos dúvida, o Governo, digo, o (Des)Governo Rosalba será derrotado mais uma vez.







sexta-feira, 21 de março de 2014


Governo entra com recurso para não pagar os salários descontados ilegalmente

O governo Rosalba entrou com recurso no início da tarde dessa quinta-feira (20) contra a decisão do TJ/RN que obriga o Estado a devolver os salários ilegalmente descontados. Em vídeo divulgado na Internet, a coordenadora geral do Sinte-RN, Fátima Cardoso, afirma que o governo está sendo irresponsável com a educação porque os que tiveram seus salários descontados estão desobrigados a repor as aulas da greve.
O Sindicato entende que o recurso do governo é uma medida apenas protelatória, movida muito mais pela arrogância do que pela esperança de mudança da decisão judicial. “O Sindicato tem inteira confiança de que o governo será derrotado mais uma vez na justiça.
De qualquer forma os 700 profissionais que foram vitimas dessa injustiça terão todo o apoio jurídico do SINTE/RN”, afirmou Fátima.
A Assessoria Jurídica do Sindicato lembrou que o recurso não exime a secretária de pagar a multa diária de mil reais a partir de amanhã (sexta-feira).





sem reposição do desconto ilegal não haverá reposição de aulas

Os profissionais que tiveram seus salários descontados ilegalmente pelo Governo não devem repor as aulas até que a determinação judicial seja cumprida pelo Governo. Essa foi a decisão da Assembleia que encerrou a greve.
O anúncio do recurso judicial contra a decisão do TJ/RN e o não cumprimento das reivindicações dos funcionários da educação chegou a pesar em favor da continuidade da greve, mas a maioria da assembleia entendeu que se o movimento fosse prolongado ficaria enfraquecido já que a adesão dos funcionários foi muito baixa e em muitas escolas os educadores anunciaram que iriam voltar às aulas independente da decisão da assembleia.
Para o coordenador geral do Sinte/RN, José Teixeira, a categoria decidiu acertadamente. Ele avalia que o recurso judicial do Governo não tem base jurídica e era na verdade uma armadilha. “A tendência do Judiciário é fazer cumprir a Lei em favor dos educadores. A Secretária sabe disso, mas queria enfraquecer nossa luta para tentar fazer realizar sua profecia sem noção de que a greve morreria por inanição. Não caímos nessa”, destaca José Teixeira.
A diretora de assuntos jurídicos Vera Messias lembra que a medida protelatória do Governo não anula a decisão do TJ/RN e que ela terá que pagar, do próprio bolso, uma multa diária de R$ 1.000,00 a partir de hoje. “A Assessoria Jurídica está priorizando essa batalha no âmbito do Judiciário. A defesa será feita com firmeza mesmo com a suspenção da greve”, informa.

A coordenadora Fátima Cardoso se solidarizou com as vítimas da truculência do governo Rosalba e parabenizou a categoria pela decisão: “É preciso ter a coragem de começar e resistir e a responsabilidade de saber a hora de parar. A categoria fez tudo no tempo exato, por isso sai da greve com a cabeça erguida, conquistas históricas e ainda o apoio da sociedade e as condições para reverter as sandices do Governo”, afirma.

Greve da educação é encerrada com vitórias históricas

A greve estadual da educação foi suspensa em assembleia realizada na manhã de hoje (21). Para a coordenadora geral do Sinte/RN, Fátima Cardoso, pelo nível de truculência do governo Rosalba, as conquistas alcançadas representam uma das vitórias mais expressivas da história de luta dos trabalhadores em educação do Estado.
Em vez dos tradicionais acordos que eram rasgados pelo governo logo depois da greve, a categoria sai com direitos devidamente aprovados pela Assembleia Legislativa. Para o Sinte-RN o mais importante deles é a manutenção do nível na carreira (letra) para quem avança na aquisição de títulos acadêmicos como mestrado e doutorado. “Quem avançava nos títulos voltava para início da carreira. Uma distorção absurda que desmotivava o profissional e causava danos irreparáveis na educação pública”, esclarece Fátima.
Além da manutenção da Letra, a greve conquistou a regulamentação do porte das escolas, o pagamento do reajuste do Piso nacional de 8,32% e o avanço em um nível na carreira (promoção de uma Letra). O coordenador geral, Rômulo Arnaud comemora: “Todas as conquistas representam incremento salarial. Uma forma concreta de melhorar a realidade salarial dos profissionais da educação”.
A regional de Caicó do SINTE/RN se fez presente na assembleia de hoje (21) pela manhã, em Natal, através da participação de uma comissão constituída por Coordenadores da regional. A regional de Caicó estará realizando assembleia logo mais à noite, a partir das 19:00 horas, na Escola Estadual Senador Guerra, onde serão repassados os informes de Natal além da deliberação sobre a decisão acerca da suspensão da greve. 




Semana de intensas mobilizações

Além das intensas manifestações (reuniões, caminhadas, assembleias e articulações políticas) ocorridas na capital, Natal, e no interior do Estado, relativas à Greve Nacional dos Trabalhadores em educação, convocada pela CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação), de 17 a 19 de março, o SINTE/RN realizou na última quarta-feira (19/03) pela manhã uma importante assembleia geral da categoria, ocorrida na E. E. Winston Churchill, deliberando pelo indicativo de suspensão de greve, marcado para a próxima sexta-feira. 
Na assembleia, a categoria comemorou o envio para à Assembleia Legislativa do projeto de lei que acaba com o prejuízo financeiro para os professores que receberem promoção vertical na carreira, ou seja, que se capacitarem na formação acadêmica. Em função disso a previsão inicial era de que as aulas pudessem ser retomadas já na próxima segunda-feira, dia 24. 
Depois da Assembleia, os trabalhadores em educação, liderados pela diretoria do SINTE-RN, seguiram em passeata até a Assembleia Legislativa para pressionar pela aprovação dos projetos do Governo em caráter de urgência. Através da mediação do deputado Fernando Mineiro, as lideranças entraram em acordo para votar o projeto já na sessão da quinta-feira (20), fato que se efetivou conforme o combinado, com a aprovação dessa histórica conquista da luta obstinada dos trabalhadores em greve.
O adiamento do encerramento da greve, decisão sabiamente deliberada pela categoria, deve-se ao fato de que a categoria, que já fora tantas vezes enganada, está cautelosa com um Governo que ainda não cumpriu a determinação judicial que o obriga a repor os salários descontados ilegalmente, fato que deveria ter acontecido na última quinte-feira (20), recuperando, assim, a parcela salarial retida pelo governo, causado enormes prejuízos materiais e morais nos profissionais atingidos. 
Entretanto, na tarde de ontem (dia 20) o (Des)Governo Rosalba que já demonstrou não ter nenhum compromisso com a educação pública de nosso estado, surpreende mais uma vez hostilizando a categoria, ao entrar com recurso para não pagar os salários descontados ilegalmente contra a decisão do TJ/RN que obriga o Estado a devolver os salários ilegalmente descontados. A coordenadora geral do SINTE-RN, Fátima Cardoso, afirma que o governo está sendo irresponsável com a educação porque os que tiveram seus salários descontados estão desobrigados a repor as aulas da greve.
O Sindicato entende que o recurso do governo é uma medida apenas protelatória, movida muito mais pela arrogância do que pela esperança de mudança da decisão judicial. Porém, temos inteira confiança de que o governo será derrotado mais uma vez na justiça. De qualquer forma os 700 profissionais que foram vitimas dessa injustiça terão todo o apoio jurídico do SINTE/RN”, afirmou Fátima.
A Assessoria Jurídica do Sindicato lembrou que o recurso não exime a secretária de pagar a multa diária de mil reais a partir de amanhã (sexta-feira). Em função disso, Nova assembleia foi marcada para esta sexta-feira (dia 21) que esta neste momento ocorrendo no mesmo local, onde a categoria irá deliberar sobre os rumos do movimento grevista.


sexta-feira, 14 de março de 2014


convocação

A Regional do SINTE de Caicó convoca todos os Trabalhadores e trabalhadoras em Educação das redes estadual e municipal de ensino, a participar de uma Caminhada de Protesto contra o Descaso do Governo Rosalba com a Educação convocada para o próximo dia 15 de março de 2014, (sábado pela manhã).

A concentração será na Praça do Senador Guerra a partir das 8 horas, de onde sairemos em caminhada pela Av. Cel Martiniano, até o cruzamento com a Av. Seridó, no centro de Caicó. A atividade faz parte das mobilizações da Greve Nacional e da luta dos trabalhadores em educação do Estado do RN contra o descaso do Governo Rosalba.

ROBERTO SÉRGIO FERNANDES SILVA

Coordenador Geral

quinta-feira, 13 de março de 2014


CORTE DE PONTO


Derrota do Governo

O Desembargador do TJ/RN, Expedito Ferreira, acatou o pedido do SINTE-RN e proibiu o desconto por parte do Governo nos salários dos profissionais em educação em greve. Também determinou um prazo de cinco dias, para pagamento, em folha suplementar, dos valores descontados dos salários dos grevistas. Caso o governo não cumpra a determinação judicial a Secretária Betânia terá que pagar, do próprio bolso, multa diária no valor de um mil Reais.
A assessoria jurídica do Sinte-RN solicitou o fim dos descontos das faltas ao serviço, em virtude da participação dos professores e funcionários no movimento grevista em curso. Também pediu que fosse efetuado imediatamente o pagamento, em folha suplementar, dos valores descontados dos salários dos servidores grevistas, de modo a corrigir a ilegalidade praticada, frente à não decretação de ilegalidade da greve.
Os advogados do Sindicato argumentam também que o governo não pode cortar o ponto já que a categoria precisa repor as aulas não ministradas durante o período de greve. A Ação também pede multa diária em favor dos servidores por dia de descumprimento.
O desembargador aceitou os argumentos dos advogados do Sinte-RN e proferiu, no último dia 12 de março, a seguinte sentença:
“Defiro o pedido de liminar requestada determinando que a autoridade coatora se abstenha de efetuar os descontos das faltas ao serviço em virtude da participação dos professores e funcionários no movimento grevista em curso, o qual resta descrito nestes autos, bem como efetue, em (cinco) dias, o pagamento em folha suplementar, dos valores descontados dos salários dos grevistas, de modo a corrigir a ilegalidade praticada, sob pena de multa diária no valor de R$ 1.000,00 (um mil) reais a ser suportada pessoalmente pela Secretária da Educação e da Cultura do Estado do Rio Grande do Norte.”


(Fonte: http://www.sintern.org.br/noticias - 12/03/2014)

GREVE CONTINUA


Governo não envia projetos para Assembleia e greve continua

Em assembleia geral da rede estadual, realizada na tarde dessa quarta-feira (12), os trabalhadores em educação decidiram pela continuidade do movimento grevista. O impasse continua já que o Governo não enviou os projetos que atendem às reivindicações da categoria à Assembleia Legislativa. O projeto que põe fim ao prejuízo financeiro dos educadores quando do avanço na sua formação profissional já foi elaborado, mas continua engavetado.
A outra promessa não cumprida pelo governo que motiva a manutenção do movimento grevista é o projeto que trata da gratificação dos funcionários das escolas. Segundo o coordenador geral José Teixeira, esse plano sequer foi elaborado pela SEEC.
Nos próximos dias 17, 18 e 19 de março, a categoria participará da mobilização da greve nacional, organizada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE). Os trabalhadores em educação exigem o cumprimento da lei do piso, carreira e jornada, investimento dos royalties de petróleo na valorização da categoria, votação imediata do Plano Nacional de Educação, destinação de 10% do PIB para a educação pública e contra a proposta dos governadores de redução do percentual de reajuste do Piso.
Uma nova assembleia de greve está marcada para a próxima quarta-feira (19), às 8:30 , na E.E. Winston Churchill.Uma nova assembleia de greve está marcada para a próxima quarta-feira (19), às 8:30 , na E.E. Winston Churchill.
Em Caicó teremos uma assembleia hoje dia 13 de março (quinta-feira), a partir das 16 horas, na Escola Estadual Senador Guerra. Nesta tiramos a programação da parada nacional dos dias 17, 18 e 19 de março próximo.


terça-feira, 11 de março de 2014


MOÇÃO DE REPÚDIO

A Regional de Caicó do SINTE/RN vem de público externar seu REPÚDIO diante da postura autoritária e truculenta do Governo da mandatária Rosalba Ciarlini pela violência policial praticada contra os trabalhadores grevistas, ocorrida que na última segunda-feira (dia 10 de março) durante o encerramento de uma manifestação pacífica de protesto no Centro Administrativo (Governadoria e sede da SEEC), resultando na detenção e na agressão física e moral contra o Coordenador Geral do SINTE/RN, professor José Teixeira - uma atitude de covardia e desrespeito praticada pelo atual Governo contra todos os trabalhadores em educação do nosso estado.
Vale salientar que a referida manifestação pacifica iniciara-se em frente ao IFRN donde partiu em caminhada pela Av. Senador Salgado Filho com destino ao Centro Administrativo do RN, em protesto contra o corte do ponto d@s professor@s e pelo cumprimento do acordo firmado pelo Governo Rosalba com a categoria no final de fevereiro (reeditado em agosto) do ano passado.
Repudiamos ainda a insensatez e a falta de compromisso do Governo Rosalba ao evitar o diálogo com os representantes da categoria ignorando uma Greve que já caminha para os 50 dias de paralização, numa luta coletiva d@s trabalhador@s em educação por melhorias salariais que se traduzem numa educação pública de qualidade para tod@s.
Externamos aqui nossa fraterna solidariedade ao companheiro sindicalista agredido e, lembramos, que o dever constitucional da Polícia Militar não é o uso da força contra os trabalhadores, homens e mulheres de bem que lutam democraticamente por seus direitos, mas o papel de promover a paz e garantir segurança à população do Rio Grande do Norte, Estado que nos últimos anos tem, lamentavelmente, liderado nos índices de violência e homicídios em todo país.
Finalmente, saldamos a todos @s companheir@s que desde o início permanecem inabalavelmente nas trincheiras da resistência, obstinados na luta por uma educação pública de qualidade para tod@s.
O caminho pode parecer longo, mas a vitória pode está na próxima curva! Uni-te que serás imbatível!
Caicó, 12 de março de 2014.

Coordenação da
Regional de Caicó do SINTE/RN




Trabalhadores em educação farão nova assembleia da rede estadual na próxima quarta-feira (12)

Uma nova assembleia da rede estadual está marcada para a próxima quarta-feira (12). Será às 14:30, na E.E. Winston Churchill. Na reunião estará em pauta a avaliação do movimento grevista.

segunda-feira, 10 de março de 2014

PROTESTO...


VIOLÊNCIA...



Regional do SINTE de Caicó entrega Carta ao Ministro Garibaldi Filho

Veja o conteúdo da carta


COORDENADOR DO SINTE/RN É AGREDIDO POR POLICIAIS MILITARES

O coordenador geral do SINTE/RN José Teixeira foi agredido fisicamente por policiais militares enquanto participava de protesto na SEEC. A violência aconteceu no início da tarde desta segunda-feira (10). Ao tentar sair do Gabinete da Secretária Betânia Ramalho, um policial agarrou o professor pela gola e lhe desferiu um soco no rosto que o levou ao chão.

Teixeira teve a testa cortada e uma torção no pé. Depois da agressão tanto José Teixeira quanto a coordenadora Fátima Cardoso, foram levados por uma viatura da polícia até a 5ª Delegacia de Polícia de Natal. O coordenador havia ficado trancado após a ocupação da Secretaria, em protesto contra o corte no ponto dos trabalhadores em educação em greve.

O protesto foi pacífico o tempo todo. No entanto, os representantes do governo Rosalba Ciarlini(DEM) trataram de chamar o aparato policial. Em um primeiro momento chegaram policiais armados com pistolas, logo depois outro grupo desta vez com metralhadoras e finalmente a tropa de choque.
Através de contato telefônico a coordenadora do Sinte-RN desabafou: "Não entendo o porquê disso, nossa manifestação foi totalmente pacífica e estamos sendo tratados como criminosos".
O fotógrafo da assessoria de comunicação do Sinte-RN, Lenilton Lima, conseguiu registrar o exato momento da agressão e classificou o ato como uma covardia: "Bateram em um professor armado apenas com uma caneta e um apito", afirmou.


sábado, 8 de março de 2014

A conscientização política marca o Dia Internacional da Mulher
Não só no Brasil como no mundo todo o 08 de março, Dia Internacional da Mulher, está sendo marcado por intensas manifestações e protestos de rua das mulheres por igualdade de direitos, luta pelo aumento da participação política das mulheres, denuncia e combate à violência praticada contra as mulheres, luta por políticas públicas destinadas às mulheres, combate ao preconceito racial e de gênero, etc. 
Em Caicó a data foi marcada pela realização de um ato público no centro da cidade - uma caminhada promovida pelo Conselho Municipal da Mulher como culminância da campanha “Respeito à Mulher, este é o meu bloco em Caicó”, lançada durante a realização do carnaval. A manifestação do movimento feminista saiu da praça da alimentação com destino à feira livre, passando pela Av. Cel. Martiniano, sendo animada pelo Bloco do Magão, com carro de som, faixas, cartazes e pronunciamentos.

Mas, o SINTE/RN não ficou apenas nas homenagens. A diretoria de gênero do Sindicato elaborou um boletim com informações e reflexões sobre temas importantes para a continuidade da luta pela emancipação feminina. Temas como violência, Lei Maria da Penha e Mulher na Política fazem parte do impresso. Confira abaixo o Boletim especial do Dia Internacional da Mulher.





Greve na rede estadual continua

Na manhã de ontem sexta-feira pós-carnaval (7), em assembleia geral da rede estadual, os trabalhadores em educação decidiram que a greve continua. Os motivos para a manutenção do movimento grevista são os mesmos. A Coordenadora do SINTE/RN denuncia que o governo ainda não enviou dois dos cinco projetos de lei para a Assembleia Legislativa, um deles trata da manutenção da letra. A categoria garantiu que irá permanecer com os braços cruzados até que seja pago os salários dos grevistas que tiveram o ponto cortado.

PRÓXIMAS MOBILIZAÇÕES E ASSEMBLEIAS:

ü  Dia 10 de março (segunda-feira), haverá um ato de Protesto contra o desconto nos salários dos grevistas será realizado. A concentração acontecerá em frente ao IFRN Campus Central, na Av. Senador Salgado Filho, a partir das 8 horas. Haverá caminhada até a governadoria;

ü  Dia 12 de março (quarta-feira), às 14:30 horas, na E. E. Winston Churchill, uma nova assembleia da rede estadual será realizada para avaliar a greve e;

ü  Dia 13 de março (quinta-feira) a Regional de Caicó do SINTE/RN realizará Assembleia Geral no Senador Guerra, a partir das 16h.


Mulheres que atuam na educação e no movimento sindical se unem em defesa do Plebiscito por uma Constituinte exclusiva

Neste ano as mulheres que atuam na educação e no movimento sindical estão unidas em defesa do Plebiscito por uma Constituinte exclusiva e soberana para 2014. A consulta ocorrerá entre os dias 1º e 7 de setembro. A pergunta feita à população será: “Você é a favor de uma Constituinte exclusiva e soberana sobre o sistema político ?
“Achamos que esse é o caminho, já fizemos outros plebiscitos, como contra a ALCA (Área de Livre Comércio das Américas) que foi altamente vitorioso, com mais de 10 milhões de votos. Se a ALCA tivesse sido implantada, a história do Brasil seria outra”, conta Inês Almeida, coordenadora das relações de gênero do SINTE/RN.
O plebiscito é a convocação dos cidadãos e cidadãs que, através do voto, podem aprovar ou rejeitar uma questão importante para o país. O plebiscito popular é uma forma democrática de consultar a população, antes de uma lei ser promulgada.
Além do debate sobre o sistema político, as manifestações de 08 de março vão reivindicar mais creches para as mães trabalhadoras, investimentos na saúde, educação, reforma agrária, mobilidade urbana e ainda denunciar a violência contra a mulher.

Em ano eleitoral, o protagonismo das mulheres também está no foco das discussões. Apesar de ter uma mulher na Presidência da República, o Brasil ainda luta para equiparar direitos e garantir a participação feminina nas mais diversas esferas políticas. O Congresso e outras instâncias do poder ainda são majoritariamente ocupados por homens brancos.